Curso capacita estudantes e professores para uso de técnica de laser em pesquisa

14 de julho de 2017, 1:21 pm , com 594 visualizações

O Centro de Desenvolvimento de Instrumentação aplicada à Agropecuária (CEDIA), de Departamento de Engenharia (DEG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizou, nessa semana o 1º Curso Prático para a Utilização do Biospeckle. O evento foi direcionado a estudantes de graduação, pós-graduação e professores de diversos grupos de pesquisa da instituição.

Docentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Instituto Federal de São Paulo (IFET) também participaram do curso, que teve como objetivo oferecer capacitação aos grupos de pesquisa que utilizam Biospeckle em trabalhos científicos

De acordo com o professor Roberto Braga (DEG), responsável pelo curso, biospeckle diz respeito a um fenômeno óptico causado pela iluminação de um laser em material biológico. Conforme ainda o professor, a técnica serve, por exemplo, para identificar um tecido cancerígeno, a viabilidade de uma planta, entre outros atributos.

O curso foi divido em duas etapas, teórica e prática, tendo como embasamento o livro Practical Guide to Biospeckle Laser Analysis: Theory and Software. Os prelecionistas foram os pós-graduandos em Engenharia Agrícola e Engenharia de Sistemas e Automação:  Elisângela Ribeiro; Bianca Batista Barreto; Alessandro Santos Vieira; Cassia Marques Batista Nobre; Henrique Coêlho Barbosa; Renee de Siqueira Alves; e Thiago Juvenal Ribeiro.

A publicação está em formato eletrônico e foi editado pela UFLA no ano passado. O material está disponível para o público de forma gratuita. O professor Roberto é um dos autores da obra.

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsista – Fapemig

Página Eventos UFLA no Facebook