I Encontro de Agroecologia será realizado na UFLA – 20 de julho

12 de julho de 2017, 10:00 am , com 1.046 visualizações

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizará o I Encontro de Agroecologia no dia 20 de julho, das 8h30 às 17h30, com o objetivo de aproximar as iniciativas de agroecologia desenvolvidas na Instituição aos agricultores familiares da região de Lavras.  Uma parceria entre os Núcleos de Estudos em Agroecologia, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG). O evento é gratuito e interessados devem entrar em contato no telefone: 3821-0010.

A abertura será no Salão de Convenções da UFLA. No período da manhã a programação contará com um espaço formado por Instalação Artística Pedagógica, onde os diversos Núcleos envolvidos apresentarão seus trabalhos de pesquisa e extensão. Além disso, haverá uma mesa redonda, com os temas “Saúde do Trabalhador e Agroecologia”, que contará com a presença dos professores da UFLA Miriam Monteiro de Castro Graciano, Departamento Ciências da Saúde (DAS) e Thiago Rodrigo de Paula Assis, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensã (PPGDE) e do coordenador regional da Emater (Sete Lagoas) Fernando Tinoco. Também será exibido um vídeo sobre o “Uso (In)seguro de Agrotóxicos em Lavras”, produzido por Pedro de Abreu, doutorando em Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na parte da tarde, acontecerão diversas oficinas ligadas à agroecologia e produção sustentável, com os temas: Vida no Solo – Programa de Educação e Solos; Homeopatia na Agricultura; Gênero e Agroecologia; Agregação de Valor Para Produtos da Agroindustria Familiar; Bioconstrução; Políticas de Apoio a Agroecologia; Compostagem e Biofertilizantes; Manejo Integrado de Pragas; Sistemas Agroflorestais, e Experiência Agroecológica e Certificação Participativa.

“O dia de campo faz parte de um amplo processo de organização coletiva, que tem proporcionado diversas discussões e fortalecido a articulação entre os diversos núcleos e grupos de agroecologia da UFLA, além de proporcionar a aproximação com parceiros como a Emater-MG. Espera-se um maior contato com a agricultura familiar da região de Lavras para a discussão de temas como a agroecologia, agricultura familiar e produção sustentável, o que traz um grande potencial de aprendizado também para os estudantes, professores e professoras envolvidos”- ressalta a organização do evento.

Núcleos de Estudos e parceiros

Entre os Núcleos de Estudos da UFLA que estão organizando o evento estão o de Agroecologia Yebá, Grupo Puris, Multidisciplinares em Agroecologia e Agricultura Familiar (Nemaaf), Grupo de Pesquisa e Extensão Gênero e Diversidade em Movimento (Gedim), Programa de Educação em Solos (Peds), Agricultura Orgânica (Neagro), Qualidade de Alimentos (Nuquali) em parceria com o Laboratório de Engenharia de Bioprocessos (LEB) e Laboratório de análise Nutricional e Funcional de Alimentos (Lanfa).

Além dos Núcleos já citados, ofertarão oficinas o extensionista Fernando Tinoco junto com a professora Joice Dória Rodrigues Souza, do Departamento de Agricultura (DAG/UFLA), os agricultores familiares João Paulo Braga e Letícia Osório Bustamante da Rede Agroecológica da Mantiqueira (Rama) e da Orgânicos Sul de Minas. A professora Danielle Baliza do Instituto Federal do Sudeste de Minas (Campus Bom Sucesso) também participará de uma oficina, junto ao grupo Gedim.

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA