UFLA recebeu visita de integrantes da Rede Mineira de Tecnologia Assistiva

Participantes da reunião realizada na UFLA no último dia 22/6.

O Núcleo de Pesquisas em Acessibilidade, Usabilidade e Tecnologia Assistiva (grupo Alcance – UFLA), do Departamento de Ciência da Computação (DCC), recebeu nessa quinta-feira (22/6) a visita de membros da Rede Mineira de Tecnologia Assistiva, da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Minas Gerais.

A visita foi organizada pelo professor do DCC André Pimenta Freire, coordenador do grupo Alcance, e teve a presença da coordenadora da Rede Mineira, Kátia Ferraz Ferreira, e dos pesquisadores Cláudia Soares Amora e Deny Gomes de Freitas. Eles falaram sobre as possibilidades de parcerias entre a Rede e o grupo Alcance/UFLA, tendo em vista os projetos apresentados pelos alunos que integram o grupo de pesquisa.

Além dos professores pesquisadores do grupo Alcance – André Pimenta Freire, Juliana Galvani Greghi e Raphael Winckler de Bettio – estiveram presentes o chefe do DCC, professor Renato Ramos da Silva; o pró-reitor de Pesquisa, professor Teodorico de Castro Ramalho; e a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori. Teodorico ressaltou a importância da visita dos membros da Rede e o interesse da Universidade no estreitamento das parcerias. Professora Ana Paula apresentou as iniciativas da Coordenadoria de Acessibilidade, ligada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), e reiterou a importância das parcerias.

A coordenadora da Rede Mineira propôs a realização, na UFLA, de um Fórum de Discussões no final do mês de julho, para que o assunto possa ser abordado de maneira aprofundada, e em breve, novas informações sobre a data e a agenda do evento deverão ser divulgadas. Os profissionais da Rede Mineira de Tecnologia Assistiva estão visitando diferentes instituições do Estado com o objetivo de conhecer os projetos na área, para ações futuras de apoio e incentivo.