Novos servidores foram empossados em junho – médico psiquiatra passa a compor o quadro da UFLA

Tomou posse na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o primeiro médico psiquiatra a pertencer ao quadro de servidores da Instituição. A formalização da posse ocorreu em 14/6, no prédio da Reitoria. Gilbran Scarpone Salen assume o cargo na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec). O profissional passa a atender na próxima segunda-feira (26) na Coordenadoria de Saúde, no câmpus histórico da Universidade.

O novo cargo tem como objetivo oferecer atendimento especializado preventivo e curativo aos estudantes e servidores que possuem hábitos de vida considerados não saudáveis, principalmente desencadeados no período universitário. Esses hábitos correspondem ao consumo e dependência de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, alimentação inadequada, inatividade física, entre outros sintomas que são desvalorizados, mas que devem ser reconhecidos como condutas negativas à saúde, pois a identificação tardia desencadeia, por exemplo, processos de depressão e ansiedade.

Segundo a coordenadora de Saúde da Praec, professora Kátia Poles, “os déficits até então existentes na Universidade no manejo de situações estressoras contribuem para o surgimento de doenças psicoafetivas e a saúde do estudante, em especial, é uma questão emergente que precisa ser compreendida a partir da interação entre as demandas específicas do ensino superior e os aspectos sociais, econômicos e pessoais, o que justifica a implementação deste atendimento na UFLA.” A professora afirma ainda que, com o tratamento dentro da própria Instituição, é possível melhorar a saúde, a qualidade de vida e, consequentemente, o desenvolvimento e as potencialidades dos estudantes.

Mais posses em junho

Além do médico, quatro novos servidores passaram a integrar o quadro de funcionários da UFLA e Victor Buono Silva Baptista, até então técnico administrativo, passou a exercer a função de professor assistente no Departamento de Engenharia (DEG).

Entre os novos servidores, duas técnicas de laboratório foram empossadas: Aline Marques Mesquita e Maria Luisa Teixeira, locadas respectivamente no Departamento de Ciência do Solo (DCS) e no Departamento de Química (DQI).

A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas recebeu uma nova assistente em administração: Aline Aparecida Martins Chagas, assim como a Diretoria de Transportes e Máquinas recebeu o assistente em administração José Rodrigues Teixeira.

Confira as fotos dos empossados:

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig