Cultura em alta: UFLA recebe banda Tianastácia e grupo Teatro Construção no dia 1º de julho

O primeiro sábado de julho vai contar com uma programação especial de cultura na UFLA. Com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFLA), as bandas Tianastácia e Tiu Johnny (Lavras) se apresentam a partir das 15h, no Centro de Convivência da UFLA. Os shows fazem parte da turnê “Rock nas Universidades”, que comemora os 20 anos da banda mineira Tianastácia, reconhecida nacionalmente pela diversidade de estilo musical, ancorada no rock ’n’ roll.

À noite, a apresentação cultural fica por conta do grupo Teatro Construção, que celebra seus 39 anos de fundação com a peça “O Médico Saltador”, às 20h30, no Salão de Convenções da universidade.

Os eventos são gratuitos, mas a Universidade montará um ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis para que a comunidade possa realizar doações ao Lar Augusto Silva, que vem enfrentando dificuldades financeiras nas últimas semanas.

Rock e bom humor

Irreverência e criatividade fazem do Tianastácia uma das principais bandas do pop rock mineiro. Com base musical ancorada no rock ’n’ roll, as composições do grupo transitam pelo pop, rock e música eletrônica, sem deixar de lado as melodias embaladas pelo romantismo. Entre as músicas de maior sucesso estão “Fora de Controle”, “Conto de Fraldas”, “Rama” e “Cabrobró”, que estourou nas rádios em 1995 e projetou a banda a nível nacional.

O médico Saltador

Peça do francês Molière (1622-1673), conta com a adaptação e direção de Ricardo Calixto. Trata das impagáveis peripécias de um criado para promover a união do patrão com a sua amada. O escritor tem como característica marcante satirizar a precária ciência do seu tempo, no caso a medicina. Costuma fazer uma crítica à relação médico-paciente.

Através de um suave mergulho nos estilos farsescos e da Commedia dell’Arte, o diretor procura mostrar a riqueza abundante em todos os personagens, tornando assim o ato de assistir ao espetáculo uma brincadeira, que leva ao encontro das alegrias mais sublimes

Troia obteve 2º lugar em competição de hockey, na Campus Party de Brasília

Membros recebem premiação no evento

A equipe Troia de robótica participou do Campus Party, que ocorreu pela primeira vez em Brasília (DF), entre 14 e 18 de junho. No evento, o grupo da UFLA competiu na Robocore Hockey Party, com os robôs da categoria hockey Tesla Team. A Troia conquistou a segunda colocação, entre oito equipes.

A disputa foi realizada em duas fases, sendo a primeira de grupos, da qual se classificaram os quatro primeiros colocados. Nessa, a Troia terminou na primeira colocação, venceu a semifinal e enfrentou a Omegabotz, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, na final – mas perdeu por 11 a 10. A partida foi apertada, com dois robôs da Troia apresentando problemas técnicos. No entanto, a equipe esteve invicta em toda a competição e apresentou o melhor saldo de gols, de 79.

Robós da categoria hockey

Na modalidade hockey, cada time joga com três robôs controlados remotamente e conta com um de reserva. O objetivo dos robôs é marcar pontos contra os adversários, levando os discos até o gol. A Troia participou da competição com quatro membros, a convite da organização. “A Robocore levou em conta os títulos que a Troia já conquistou”, comenta Isadora Ceotto, líder de Gestão da equipe. “Ficamos impressionados porque havia pessoas, de vários lugares do Brasil, torcendo pela gente. Vários participantes vieram conversar conosco, disseram que já conheciam nosso trabalho”, enfatizou.

A Troia recebeu um troféu e crédito para adquirir produtos eletrônicos para continuar investindo no desenvolvimento dos robôs. As máquinas serão postas à prova no Winter Challenge, próxima competição em vista, que ocorrerá de 6 a 9 de julho no Instituto Mauá, em São Caetano do Sul (SP). Toda a equipe e seus 10 robôs irão participar do desafio.

Café com Troia

Uma recente iniciativa do grupo de robótica foi a criação do “Café com Troia”, uma série de vídeos nos quais os membros falam sobre curiosidades sobre a engenharia de robôs, os combates e as atividades da equipe. O primeiro vídeo pode ser conferido aqui. Esse e outros vídeos também podem ser vistos no canal da Troia no Youtube.