UFLA compartilha conhecimentos sobre cultura do algodão com profissionais africanos – Universidade recebeu homenagem pela parceria

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) oferece, pela terceira vez, curso de capacitação e transferência de tecnologia na cultura do algodão para profissionais estrangeiros. A edição atual teve abertura nessa segunda-feira (19/6), e o curso será ministrado para 35 profissionais de nove países africanos diferentes.

Devido à parceria efetiva que a UFLA possui no projeto, a Universidade foi homenageada em uma das solenidades em que foram celebrados os 30 anos de atuação da ABC no País. Para o organizador geral do curso, professor Antônio Carlos Fraga, a homenagem é representativa. “É fruto do trabalho realizado na UFLA, uma das principais parceiras do projeto de internacionalização realizado pela ABC”.

Professor Scolforo recebe, pela UFLA,  homenagem das mãos do professor Fraga

Marcaram presença na solenidade o reitor da Universidade, professor José Roberto Soares Scolforo; o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques; o diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior; o chefe do Departamento de Agricultura (DAG), professor Rubens José Guimarães;  e o organizador geral do curso, professor Antônio Carlos Fraga.

Segundo Scolforo, a UFLA compartilha o que aprende por solidariedade. “E em contrapartida, esse contato gera conhecimentos sobre as diversas culturas existentes”, complementou.

O curso em andamento tem como desafio ofertar o conhecimento teórico e prático, com tradução simultânea, para profissionais de língua francesa oriundos dos países Benim, Burkina Faso, Burundi, Cameron, Tchad, Côte D’Ivoire, Mali e Togo et du Senegal. Fraga afirma que esta experiência vai servir de suporte para que no próximo ano o curso possa ser ofertado também para nativos da língua inglesa.

Entre os trabalhos realizados em prol da internacionalização, está prevista para novembro uma visita de professores da UFLA a Moçambique para avaliação da potencialidade do país em receber estrutura adequada para ampliar o consumo do algodão e seus subprodutos.

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig