UFLA compartilha conhecimentos sobre cultura do algodão com profissionais africanos – Universidade recebeu homenagem pela parceria

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) oferece, pela terceira vez, curso de capacitação e transferência de tecnologia na cultura do algodão para profissionais estrangeiros. A edição atual teve abertura nessa segunda-feira (19/6), e o curso será ministrado para 35 profissionais de nove países africanos diferentes.

Devido à parceria efetiva que a UFLA possui no projeto, a Universidade foi homenageada em uma das solenidades em que foram celebrados os 30 anos de atuação da ABC no País. Para o organizador geral do curso, professor Antônio Carlos Fraga, a homenagem é representativa. “É fruto do trabalho realizado na UFLA, uma das principais parceiras do projeto de internacionalização realizado pela ABC”.

Professor Scolforo recebe, pela UFLA,  homenagem das mãos do professor Fraga

Marcaram presença na solenidade o reitor da Universidade, professor José Roberto Soares Scolforo; o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques; o diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior; o chefe do Departamento de Agricultura (DAG), professor Rubens José Guimarães;  e o organizador geral do curso, professor Antônio Carlos Fraga.

Segundo Scolforo, a UFLA compartilha o que aprende por solidariedade. “E em contrapartida, esse contato gera conhecimentos sobre as diversas culturas existentes”, complementou.

O curso em andamento tem como desafio ofertar o conhecimento teórico e prático, com tradução simultânea, para profissionais de língua francesa oriundos dos países Benim, Burkina Faso, Burundi, Cameron, Tchad, Côte D’Ivoire, Mali e Togo et du Senegal. Fraga afirma que esta experiência vai servir de suporte para que no próximo ano o curso possa ser ofertado também para nativos da língua inglesa.

Entre os trabalhos realizados em prol da internacionalização, está prevista para novembro uma visita de professores da UFLA a Moçambique para avaliação da potencialidade do país em receber estrutura adequada para ampliar o consumo do algodão e seus subprodutos.

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig

Curso de oratória avançada da Faepe está com inscrições abertas

A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) está com inscrições abertas para o curso “Apresentações de sucesso e oratória avançada”.  Os interessados devem se inscrever pelo endereço http://www.faepecursos.ufla.br/. As aulas terão início em 5/7.

Os encontros ocorrerão às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, até 26/7. O local de realização será o Museu de História Natural (MHN), localizado no câmpus histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

A proposta do curso é refletir sobre os segredos dos oradores que mais se destacaram na história da humanidade e demonstrar como essas experiências podem ser úteis a quem deseja desenvolver a habilidade de falar em público.

Para outras informações: (35) 3829-1834

Está disponível o aplicativo do III UFLA de Portas Abertas

O aplicativo do UFLA de Portas Abertas já está disponível. Para baixar basta acessar o Play Store e procurar por UFLA de Portas Abertas (ou clique aqui para acessar o link). Por meio do aplicativo os participantes poderão conhecer melhor os cursos ofertados pela Universidade, obter informações gerais sobre a vida acadêmica, além de acessar um mapa para melhor orientá-los.

O aplicativo foi desenvolvido pela Comp Júnior, empresa Júnior da UFLA, sem fins lucrativos, que atua no mercado de tecnologia há mais de 15 anos em Lavras e região, prestando serviços de criação e manutenção de web sites, desenvolvimento de sistemas web e mobile, serviços de design em geral e cursos em diversas áreas.

O evento, no formato de uma mostra de profissões, ocorrerá quarta-feira (21/6), a partir das 8h. Os estudantes deverão se concentrar inicialmente na área central da Universidade, onde receberão todas as informações necessárias. A organização das atividades é feita pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em conjunto com as entidades de extensão da Universidade e colaboração de toda a comunidade acadêmica. O objetivo é auxiliar os jovens que estão cursando o ensino médio na escolha da profissão.