Comovidos com situação de colega, estudantes da UFLA se cadastram como doadores de medula óssea

9 de junho de 2017, 6:04 pm , com 1.102 visualizações

Cerca de 50 estudantes de diferentes cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) se cadastraram como doadores de medula óssea nessa quinta-feira (8/6). Sensibilizados com a situação da estudante de Medicina Giovana Baptista Caldas, 27 anos, diagnosticada com Leucemia Mieloide Aguda em abril, a professora Kátia Poles e o estudante Lucas Matheus Chagas organizaram e lotaram um ônibus para cadastro no Posto Avançado de Coleta Externa de Lavras (Pace).

O transplante de medula óssea é a maior chance de cura de um paciente diagnosticado com leucemia e a probabilidade de encontrar um doador compatível na família é cerca de 25% a 35% entre irmãos de mesmo pai e mãe, e na população em geral, a porcentagem é de 1 a cada 100 mil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Após cadastrado, o doador é inserido no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e, caso seja compatível com alguém, será contatado para confirmar o interesse em doar.

Uma segunda ação para cadastro está prevista para a próxima terça-feira (13/6). Interessados devem enviar o nome para Lucas pelo telefone (032) 99110-9898.

A mobilização é iniciativa do Departamento de Ciência da Saúde (DSA) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) com o auxílio de estudantes do curso de Medicina.

Quem não faz parte do quadro interno da Universidade também pode se cadastrar. Basta comparecer ao Pace, que fica localizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lavras às quintas-feiras, das 8h às 11h, com seus documentos pessoais.

Conheça mais sobre a história de Giovana:

Estudante da UFLA necessita de doador compatível de medula óssea

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig

Página Eventos UFLA no Facebook