UFLA sedia principal evento do país sobre Sistemas de Informação

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) entra na rota dos principais eventos das áreas da Ciência da Computação e de Sistemas de Informação no Brasil. Pela primeira vez, a instituição recebe o Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), que teve início nessa segunda-feira (5/6), com uma cerimônia de abertura no Salão de Convenções. A chegada da 13ª edição do simpósio coincide com um momento importante para universidade. Em 2017, a UFLA comemora 20 anos da criação do curso de graduação (bacharelado) em Ciência da Computação, 10 anos do lançamento do curso (bacharelado) em Sistemas da Informação e cinco anos de existência do programa de pós-graduação.

De acordo com os organizadores, a proposta do SBSI é promover a apresentação de trabalhos científicos e o debate de temas relevantes na área de Sistemas de Informação. Além disso, o simpósio aproxima pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam no segmento.

Premiação concedida pelo Programa Científico do 13º SBSI

“É o maior evento científico nacional da comunidade de Sistemas de Informação. Embora ele (simpósio) seja rotulado como nacional, ele conta com a participação de pesquisadores internacionais de grande importância para a área. Para nós, do Departamento do Ciência da Computação (DCC) da UFLA, é uma grande oportunidade de nos apresentarmos e apresentar os nossos trabalhos para instituições de todo o Brasil”, destacou coordenadora geral do 13º SBSI, professora Juliana Galvani Greghi, do DCC, em seu pronunciamento de boas-vindas aos participantes.

Ela agradeceu ainda à direção executiva da UFLA, à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado do Ministério da Educação, aos alunos e aos patrocinadores pelo incentivo e apoio na organização do simpósio.

Disponível do site do evento (http://sbsi2017.dcc.ufla.br/index.html), a programação do SISB é extensa, envolvendo apresentação de palestras, de minicursos e de trabalhos científicos. As atividades têm encerramento previsto para quinta-feira (8/5).

O professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/ Campus Crato Yuri Lacerda viajou cerca de 2 mil quilômetros para participar do simpósio na UFLA. Essa é a primeira vez que o docente prestigia o SBSI. A oportunidade de conhecer de perto os assuntos que estão sendo pesquisados na área e a troca de experiências acadêmicas o incentivaram a estar no evento do qual ele espera levar conhecimento para a sala de aula.

Apresentação do coral Meninas Cantoras de Lavras

Durante do simpósio, houve também a entrega das premiações do Programa Científico do 13º SBSI, do Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação e do Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação.
O encerramento da cerimônia de abertura do evento brindou os participantes com a apresentação do coral Meninas Cantoras de Lavras, comandado pelo maestro José Maciel.

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsista – Fapemig

Fotos: Mayara Toyama – Estagiária/DCOM