Livro de autoria de professor do DAE/UFLA lança índice inédito para avaliação da gestão pública municipal



30 de maio de 2017, 2:35 pm , com 835 visualizações

A gestão pública dos 853 municípios de Minas Gerais foi objeto de uma pesquisa que resultou na publicação do livro “Gestão Pública Municipal”, de autoria do professor do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA) José Roberto Pereira e do professor e pesquisador da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, João Batista Rezende. Disponível já neste mês de maio, pela Editora CRV, a obra tem conteúdo inédito, pois lança o Índice de Gestão Pública Municipal (IGPM).

O IGPM foi formulado com base em indicadores agrupados em quatro dimensões: sociopolítica, institucional-administrativa, econômico-financeira e socioambiental. Os resultados apurados para os municípios mineiros indicam a potencialidade da gestão pública em cada cidade. Ao todo, 41 variáveis foram analisadas para a composição dos indicadores. A existência de conselhos gestores em diferentes áreas, de plano diretor, de legislações específicas e de vários outros índices são exemplos de fatores avaliados dentro das quatro dimensões.

Os resultados apurados revelam a situação da gestão pública de cada município mineiro e ganham destaque por constituírem um instrumento tanto para que gestores busquem o aperfeiçoamento de suas iniciativas, quanto para que o cidadão possa acompanhar as informações sobre a gestão de sua cidade, subsidiando-o para que participe do debate público e exerça o controle social sobre a gestão. Nesse sentido, o professor José Roberto conta que os frutos do trabalho caminham para além do próprio livro. “Estamos já em articulação com o professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC/UFLA) André Pimenta para a o desenvolvimento de uma proposta de aplicativo que torne todos os indicadores apurados nos municípios acessíveis ao público. Dessa forma, a interação e a participação do cidadão será ainda maior. Cumpriremos assim, um ciclo importante para a formação cívica da população”.

Além de trazer uma análise dos resultados e os quadros com os dez melhores e os dez piores índices encontrados nos municípios mineiros, a obra é embasada em um resgate histórico da posição dos municípios brasileiros desde o período colonial e na análise de sua importância no contexto histórico e político do País. A discussão crítica desses temas perpassa o conteúdo. Ao final, os autores apresentam a proposição de uma política pública para formação e profissionalização de pessoas para compor o quadro administrativo das prefeituras, por meio da participação de universidades brasileiras e de possíveis outras instituições parceiras. A proposição vai ao encontro da observação feita pelos autores durante a pesquisa, de deficiência na formação e capacitação do quadro de servidores dos municípios.

Em breve, será agendado evento de lançamento do livro na UFLA.

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

maio 2017
S T Q Q S S D
« abr   jun »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivo