UFLA apresenta ao Crea-MG proposta de normatização sobre empresas juniores

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio do professor do Departamento de Engenharia (DEG) Francisco Carlos Gomes, também integrante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), apresentou a esse último órgão uma proposta de vinculação específica de empresas juniores (EJ’s) ao Conselho. Dessa forma, as EJ´s poderão estar regularizadas junto ao Crea-MG, com quesitos definidos para fiscalização, tendo-se em conta que são organizações sem fins lucrativos.

A medida pode beneficiar  todas as empresas juniores presentes nas universidades do estado.Tomando como exemplo a UFLA, a Terra Júnior é uma empresa de consultoria agropecuária. Formada por estudantes das áreas de Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Veterinária e Zootecnia, oferece suporte aos produtores com custos mais acessíveis em relação aos praticados no mercado. Todas as atividades são orientadas por professores dos departamentos específicos.

Por realizar serviços externos à Universidade, a empresa já passou por vistorias do Crea-MG, porém, por não possuir fins lucrativos (toda a renda obtida é revertida em equipamentos, capacitações, atualização técnica dos membros e materiais necessários), não se encaixa a todas as regras exigidas pelo Conselho.

“Realizar a fiscalização das empresas juniores com as mesmas exigências das seniores torna inviável a regularização das mesmas, devido a aspectos e taxas que tornam o trabalho das empresas juniores insustentáveis” afirmou o presidente da Terra Junior, Gabriel Lacava. “É essencial que os órgãos regulamentadores conduzam as empresas dos estudantes de outra maneira, de modo que viabilize seu devido registro e assim proporcione ainda mais segurança legal e jurídica para os graduandos, além de conscientizar os futuros profissionais da importância de serem éticos e estarem sempre de acordo com seu conselho regional” – continua.

A proposta apresentada ao Crea-MG tem embasamento jurídico que recorre à legislação do sistema Crea-MG e à lei das empresas juniores. Para saber mais sobre o assunto, acesse a matéria completa publicada na revista Agrônomo – Jornal do Engenheiro.

Acompanhe as atividades da Terra Júnior pelo site www.terrajr.com e facebook.com/TerraJrCA.

Leia a matéria completa.

Texto: Panmela Oliveira, comunicadora e bolsista DCOM/Fapemig