UFLA realiza cerimônia de recepção de estudantes estrangeiros



17 de maio de 2017, 4:14 pm , com 674 visualizações

Os estudantes estrangeiros ingressantes na Universidade Federal de Lavras (UFLA) nos semestres 2016/2 e 2017/1 foram recepcionados oficialmente na última segunda-feira (15/5). São 31 estudantes de graduação e pós-graduação, vindos da Colômbia, Moçambique, México, Peru, Chile e Rússia.

Com a presença da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; da pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori; do pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio;  do diretor de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino, professor José Antônio Araújo Andrade; da professora Débora Racy; e de integrantes da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), os estudantes tiveram a oportunidade de solucionar suas dúvidas. O diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior, foi quem apresentou as informações gerais sobre a Universidade, assim como as instruções sobre a permanência no País, além de ter falado sobre o auxílio que a DRI oferece para procedimentos obrigatórios a serem realizados durante a estadia.

O pró-reitor de Pós-Graduação incentivou os presentes a aproveitarem o seu tempo no Brasil realizando cursos independentes e afirmou que este período é importante para o estabelecimento de novas amizades, além da conciliação entre os estudos e os momentos de diversão.

Já a professora Édila reforçou o pedido para que tanto os professores quanto os estudantes sigam as normas da UFLA. Afirmou que o espaço da Instituição é aberto à discussão, pois os estudantes também são gestores da Universidade.

A servidora da DRI Joyce de Almeida Alves encerrou as atividades do evento falando sobre a atuação da Comissão de Acolhimento e Acompanhamento dos Estudantes Estrangeiros.

Professora e pesquisadora no Peru, Verônica Castro vai iniciar o mestrado em Ciências Veterinárias: “Estar no Brasil é a realização de um sonho”, disse. Enfatizou a variedade de pesquisas possíveis na área e o tamanho da Universidade, pela qual está encantada.

Juan Felipe Avendaño cursa Direito na Colômbia e vai passar seis meses na UFLA. Já realizou intercâmbios no México e Estados Unidos, mas disse que a melhor experiência até o momento está sendo no Brasil e mostra-se apaixonado pela UFLA. “Considero as aulas muito boas, com professores capacitados que utilizam uma linguagem acessível e metodologias interativas” – afirmou.

Na terça-feira, 16/5, os estudantes fizeram um tour pela Universidade sob a orientação da equipe da DRI.

Daniel Kalambaiji Kalonji explicou sobre o Núcleo de Cultura Internacional.

A UFLA

A Universidade está entre as 12 melhores do Brasil, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC/MEC), além de se destacar também em rankings internacionais. No ranking de sustentabilidade GreenMetric, a instituição ocupa o 1° lugar na América Latina. É também a 2ª no mundo a receber o certificado Blue University, que atesta que a instituição realiza uma ótima gestão das águas, investindo em todo o processo de produção, tratamento, uso e reaproveitamento desse recurso natural no próprio câmpus.

Além disso, a instituição oferece aos seus estudantes, incluindo os estrangeiros, atendimento médico, dentário, ginecológico, psicológico, além de outros benefícios que podem ser consultados na página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec). 

Daniel Kalambaiji Kalonji, da República Democrática do Congo, está há quatro anos na UFLA, no curso de Engenharia de Controle e Automação. Coordenador do Núcleo de Cultura Internacional, considera a UFLA uma boa universidade, com uma boa educação, conhecimento e direção.

Texto: Panmela Oliveira, comunicadora e bolsista DCOM/Fapemig.

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

maio 2017
S T Q Q S S D
« abr   jun »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivo