Coordenador da Área de Medicina II – Capes proferiu Aula Inaugural da Pós-Graduação em Ciências da Saúde



16 de maio de 2017, 8:52 am , com 553 visualizações

Prof. Geraldo Brasileiro Filho

O início do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da UFLA foi marcado pela Aula Inaugural proferida pelo professor Geraldo Brasileiro Filho, coordenador da Área de Medicina II da Capes. A aula foi ministrada na manhã da última sexta-feira, 12, no Auditório Magno Antonio Patto Ramalho (Departamento de Biologia). Nela, o professor Geraldo Brasileiro explicou os critérios e diretrizes de avaliação dos programas de pós-graduação pela Capes, sendo eles: proposta do programa; corpo docente; corpo discente, teses e dissertações; produção intelectual; e inserção social.

Durante a abertura do evento, o coordenador do Programa, professor Luciano José Pereira, agradeceu a confiança dos pós-graduandos e a atuação dos participantes no processo de abertura do PPGDSA. De acordo com ele, a primeira proposta de criação de um programa na área de saúde, na UFLA, foi feita em 2012.  “Foram cerca de 4 anos estudando as diretrizes da Capes e mantendo a produção científica. E houve uma motivação crescente, conforme o grupo de docentes foi aumentando”, destacou.

O chefe do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), professor Tales Barçante, também agradeceu os ingressantes pela confiança e frisou que “os próximo passos são sedimentar o programa e buscar o conceito 4 da Capes, com metas e objetivos definidos”.

O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, também representou a Reitoria no evento. Ele destacou o empenho da Direção Executiva da UFLA na obtenção de bolsas junto às agências de fomento e aconselhou os graduandos a se empenharem desde já para se destacarem nos processos seletivos do Programa.

Também participaram da mesa de abertura o coordenador-adjunto do PPGDSA e o coordenador do curso de Medicina, professores Fernando Ferrari e Vítor Mati, respectivamente.

A proposta do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da UFLA foi recomendada pela Capes em outubro de 2016, sendo aprovada pela Câmara da Área de Medicina II. A equipe do Programa é composta por 14 professores, incluindo a participação de docentes do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), de outros departamentos da UFLA e ainda colaboradores de outras instituições.

Sobre o ministrante

O professor Geraldo Filho é graduado e doutor em Medicina pela UFMG, com título de pós-doutorado pela McGill University, Montreal, Canadá. Ele é professor titular de Patologia da Faculdade de Medicina da UFMG, onde ocupou vários cargos administrativos, inclusive o de diretor. Atuou ainda como membro da Comissão de Especialistas de Ensino Médico do MEC. Dentre suas diversas funções como professor, pesquisador e avaliador da Capes, o professor Brasileiro é ainda o organizador/editor do famoso livro “Bogliolo Patologia”. 

 

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

maio 2017
S T Q Q S S D
« abr   jun »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivo