Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal: equipe da Prefeitura estará na UFLA para atualizações e novos registros



16 de maio de 2017, 8:14 pm , com 321 visualizações

Uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estará na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para cadastro e recadastro de integrantes da comunidade acadêmica no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O atendimento será prestado no Centro de Convivência da UFLA nos dias 30/5 e 31/5, das 10h às 15h e das 17h às 20h.

Os cidadãos inseridos no Cadastro Único podem ter acesso a diferentes benefícios, como telefone popular; tarifa social de energia elétrica, isenção de taxas em concursos públicos; passe livre para pessoas com deficiência; carta social; carteira do idoso; aposentadoria de pessoas de baixa renda, além de programas como ID Jovem, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Verde, Erradicação do Trabalho Infantil, Fomento às Atividades Produtivas Rurais e outros, inclusive os específicos de estados e municípios.

De acordo com a gestora do Bolsa Família da Prefeitura de Lavras, Patrícia Condé Marques, a equipe está realizando ações semelhantes em diferentes regiões da cidade, geralmente aos sábados, para facilitar o acesso da população e garantir a atualização dos dados e inclusão de novos cadastros. “Percebemos que havia uma demanda significativa por parte dos estudantes da UFLA pelo Cadastro Único, especialmente por causa do Programa ID Jovem. Por isso, pela primeira vez, levaremos a ação ao câmpus, já que muitas pessoas não conseguem comparecer aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras)”.

Para realizar ou atualizar o cadastro, é necessário apresentar comprovante de residência e os documentos originais de todos os membros do núcleo familiar (CPF e Identidade, mais certidão de nascimento e declaração da escola – no caso de crianças menores de 18 anos ). O Cadastro Único é voltado a famílias de baixa renda (com até dois salários mínimos per capta, ou com renda de até três salários mínimos de renda mensal total).

Um pouco mais sobre o ID Jovem

O Identidade Jovem (ID Jovem) é o documento pelo qual jovens que têm entre 15 e 29 anos podem ter acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

Para ter direito ao ID Jovem é necessário que a família do requerente tenha renda mensal de até dois salários mínimos. Ele deve estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Confira outras informações sobre o ID Jovem

Notícias por data

maio 2017
S T Q Q S S D
« abr    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivo