UFLA na Mídia: G1 destaca pesquisa sobre uso da água em lavouras de café

A doutoranda em fitotecnia do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (DAG/UFLA) Dalyse Toledo Castanheira desenvolveu um projeto que utiliza técnicas simples para evitar o desperdício de água nas lavouras de café. Uma matéria sobre a pesquisa foi publicada nesta quinta-feira (4/5), no G1 Sul de Minas.

“A agricultura, ao mesmo tempo em que utiliza a água, ela pode gerar maior quantidade para uso tanto da comunidade quanto do produtor rural. Utilizamos técnicas atuais como o ‘mulching’, que é um plástico agrícola que a gente coloca na linha do cafeeiro para tentar diminuir a evaporação da água e a planta conseguir utilizar a umidade do solo. Utilizamos também técnicas antigas como o manejo da braquiária, que faz a cobertura do solo, que vai dar condições para a planta utilizar maior umidade desse solo”, diz a doutoranda.

A matéria também abordou questões relacionadas à economia e ao ganho de produtividade no consumo da água durante o processo de cultivo.

Clique aqui para conferir a matéria completa. 

Texto: Luciana Tereza – Estagiária DCOM/UFLA

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.