Representantes da John Deere visitam a UFLA para conhecer o trabalho do Laboratório de Mobilidade Terrestre



12 de abril de 2017, 8:01 am , com 914 visualizações

Visitantes no espaço da John Deere na UFLA

Representantes da empresa John Deere estiveram na Universidade Federal de Lavras (UFLA) nesta terça-feira (11/4) para conhecer melhor o trabalho realizado pelo Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT) e discutir possibilidades de futuras parcerias. Na ocasião, também foi apresentado o Parque Científico e Tecnológico (Lavrastec).

Em parceria com a UFLA desde 2008, a multinacional do setor agrícola, desenvolve o projeto “Parceiros da Tecnologia”, que visa dar apoio à Universidade através das novas tecnologias desenvolvidas pela empresa e ao mesmo tempo, atuar junto à Universidade no desenvolvimento e formação dos estudantes. O assessor de Assuntos de Parcerias Público-Privadas da Reitoria da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, conduziu a visita. Ele contextualizou a história da Universidade e apresentou o crescimento do câmpus da UFLA nos últimos anos.

O professor Arthur de Miranda Neto do Núcleo de Eletricidade e Automação (DEG/UFLA), mostrou o trabalho realizado pelo LMT, em vigor desde 2014, integrando um amplo projeto elaborado em parceria com o Instituto Vedecom (Véhicule Décarboné Communicant et sa Mobilité). O projeto também conta com a colaboração de grupos de pesquisa no Brasil. 

O professor Arthur destacou a necessidade de se buscar novas soluções para a segurança no trânsito por meio de veículos autônomos e conectados, uma possibilidade para a diminuição da maior parte dos acidentes. “Os trabalhos caminham para um futuro em que carros e outros veículos poderão se deslocar pelas vias sem a intervenção de um motorista”.

Ele também apresentou o projeto desenvolvido, com a participação de diferentes professores e pesquisadores, para a estruturação, no câmpus, de uma pista para testes para veículos e tratores inteligentes. O professor enfatizou que, valorizando a tradição da instituição na área de Ciências Agrárias, a pista será também estratégica para projetos relacionados à agricultura de precisão. 

Os representantes da John Deere ressaltaram a importância de compreender as capacidades do LMT, a fim de verificar o que pode ser desenvolvido em conjunto com a empresa. Destacaram a multidisciplinariedade da Universidade no projeto de veículos inteligentes, como a participação das áreas de Direito e Administração e Economia, que podem auxiliar nas questões legais e relacionadas ao mercado. E ainda o trabalho com as peculiaridades das propriedades rurais, para que os veículos possam ser adaptados às diferentes demandas.

O professor Arthur destacou ainda que o laboratório já nasceu com um bom embasamento em pesquisas, com a responsabilidade de entender o impacto dessas novas tecnologias para a sociedade. “Os veículos inteligentes fazem parte da 4ª Revolução Industrial e é necessário pesquisar como essas tecnologias podem ser aplicadas também no campo. Outro fator importante é prepararmos nossos estudantes para esse mercado. A General Motors, por exemplo, abriu uma seleção para mil engenheiros com a finalidade de desenvolver carros autônomos. Acordos importantes já foram assinados com a Vedecom, o Techno Park Campinas, e o Inmetro. Nossa equipe está muito bem preparada, os membros possuem publicações de impacto, projetos com financiamentos aprovados e patente com a Renault na França”.

Durante a reunião, o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques, fez uma apresentação do Parque Científico e Tecnológico (Lavrastec), o maior investimento de toda a história da UFLA. “Nossa Universidade é forte em Ciências Agrárias, pois damos suporte aos nossos estudantes. E o Parque Tecnológico é uma peça chave para alavancar ainda mais a Instituição. Além das empresas incubadoras, precisamos também de empresas âncoras, fortalecidas no mercado, que estejam interessadas nesse projeto”, ressaltou o pró-reitor ao mostrar as possibilidades do Lavrastec à John Deere.

A visita foi produtiva para mostrar todo o trabalho realizado na UFLA com a possibilidade de que novas parcerias sejam firmadas. “Com essas parcerias temos potencialidades para treinamentos, além de a Universidade possuir conhecimentos em diversas áreas que não temos contato, auxiliando em uma significativa troca de conhecimentos”, afirmou o gerente de entrega de treinamento da John Deere, Joel Bortoli. A supervisora de projetos da empresa, Candice Sega, salientou que a visita à UFLA fez toda diferença para poder estreitar o relacionamento com a Universidade.

Ao final, o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, reforçou a qualificação e o compromisso da Universidade. “Temos uma Instituição de porte menor que tem se destacado nacionalmente. Um time de professores e estudantes comprometidos com os projetos que desenvolvemos. Nossos índices são cada vez melhores e se unirmos forças a tendência é de fortalecer cada vez mais a Universidade e as nossas parceiras. Nossa tradição é de ousar e acreditar no impossível, sempre empreendendo”.

Camila Caetano- jornalista, bolsista Dcom/Fapemig. 

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

abril 2017
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Arquivo