UFLA sedia pela segunda vez evento importante de Física

Pela segunda vez consecutiva, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebe um importante evento na área da Física. Trata-se do International Masterclasses – Hands on Particle Physics, que acontecerá em 30 e 31 de março. O programa propõe apresentar aos estudantes do Ensino Médio e professores um campo de pesquisa da Física contemporânea e estimular vocações científicas.

Dessa forma, os participantes podem, por exemplo, acessar um conjunto de dados reais coletados nos experimentos que são implementados no Large Hadron Collider (LHC). O Masterclasses é um programa de divulgação científica voltado à Física de Altas Energias e tem organização do International Particle Physics Outreach Group em parceria com o European Organization for Nuclear Research (CERN).

O evento reúne, a cada ano, cerca de 13 mil estudantes em 52 países. As videoconferências entre pesquisadores do CERN e alunos são uma das atrações do Masterclasses.

A edição de 2017 terá a participação da pesquisadora da área de Física de Altas Energias e Partículas Elementares, a professora Márcia Begalli, do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Em 2016, o evento teve como convidado especial o professor Marcelo Munhoz, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador da colaboração internacional Alice do LHC-Cern. Em sua palestra, ele abordou o tema aceleradores de partículas.

A programação completa do programa está no site do evento: https://dfiuflamasterclasses.wixsite.com/masterclassesufla/programacao-2017.

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsista – Fapemig