Prêmio de Pesquisa Básica “Mares Guia” foi lançado na UFLA

Instituições ou empresas, assim como empresas jovens, podem participar desta edição

O lançamento da chamada do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia foi realizado no dia 23 de março, na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Neste ano, o prêmio será concedido à instituição/empresa e a empresa jovem (o que contempla empresas incubadas, aceleradas, laboratórios que trabalham com pesquisa básica, startups e spin-offs) que, através da pesquisa básica, contribuam significativamente para o desenvolvimento da ciência e para subsidiar soluções aos problemas da humanidade.

A cerimônia contou com a presença do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, a vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Evaldo Vilela, e o pró-reitor de Pesquisa da UFLA, professor Teodorico de Castro Ramalho. Também participaram os membros da Comissão Julgadora do Prêmio, professores Márcia Paranho Veloso, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), e Wolney Lobato, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas).

O presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, ressaltou a importância que o Prêmio está ganhando no Estado. “Estamos aqui para enaltecer a ciência, fomentar CT&I, mas também premiar os talentos que por meio de suas ações e pesquisas possibilitam gerar inovação, oportunidades e renda. Hoje sabemos, por exemplo, que as startups criam e geram empregos e a Fapemig vem investindo nisso”, disse.

O reitor da UFLA abordou a importância de oferecer à sociedade um retorno sobre a pesquisa produzida na Universidade: “Precisamos ter em mente que somos financiados pela população e como tal temos a missão de retornar para a sociedade, por meio das pesquisas financiadas, os benefícios que contribuam para sua qualidade de vida”. Nesse sentido, Scolforo exaltou o trabalho de cientistas da Universidade, como os professores Magno Antonio Patto Ramalho e Alfredo Scheid Lopes. Sua pesquisa culminou em novos cultivares e na utilização do cerrado para a agricultura, respectivamente, trazendo importantes avanços à atividade agrícola e à produção de alimentos.

O pró-reitor de Pesquisa, professor Teodorico, parabenizou a iniciativa do Prêmio e considerou ser uma honra para a UFLA sediar o lançamento. Ele também enfatizou a importância da pesquisa: “Sem ela, não há ensino”. O professor Matheus Puggina de Freitas, do Departamento de Química da UFLA (DQI), foi o vencedor do Prêmio em 2016 na categoria Jovem Pesquisador. Nos anos pares, o prêmio é concedido nas categorias Pesquisador e Jovem Pesquisador. Nos anos ímpares, o prêmio é voltado às instituições e empresas, públicas ou privadas, sediadas no Estado de Minas Gerais.

Inscrições

As inscrições para concorrer ao prêmio estarão abertas a partir de 25 de março e deverão ser encaminhadas pelos Correios até o dia 2 de junho de 2017, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) – Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” – Av. José Cândido da Silveira, 1500, Bairro Horto – Belo Horizonte – MG – CEP 31035-536.

Neste ano, o prêmio vai chegar a R$30 mil em dinheiro na soma das duas modalidades e os interessados já podem ter acesso à ficha de inscrição.

Acesse aqui informações sobre o Prêmio Mares Guia – 2017

Com informações da Fapemig.