Divulgados calendários de 2017 da graduação e da pós-graduação presenciais

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou nessa terça-feira (15/3) os calendários da graduação e da pós-graduação presenciais para o primeiro e o segundo período letivo de 2017.

Além de trazerem como novidade o fato de já estarem contemplados os dois períodos letivos do ano, um diferencial no calendário da graduação é que foi desmembrado entre calendário letivo e cronograma acadêmico. No calendário letivo estão apenas datas referentes a atividades letivas, como início e finalização de período, datas de colação de grau, de provas de recuperação, de processos avaliativos previstos nos planos de cursos e de eventos relacionados aos calendários.

Já no cronograma acadêmico estão prazos relativos a matrículas, inscrições, solicitações de estudantes, procedimentos feitos no sistema por professores, e outras rotinas acadêmicas. De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor  professor Ronei Ximenes Martins, a mudança tem o objetivo de facilitar a divulgação das informações para  uma melhor orientação de estudantes e professores, além de dar agilidade caso exista necessidade de realizar ajustes no cronograma.

Programação Especial

O calendário da graduação ganhou a inclusão, no início de cada período, de uma Semana de Planejamento e Formação Docente, que ocorrerá articulada com a semana de recepção dos estudantes. As atividades serão desenvolvidas pela Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento de Ensino (Dade) em parceria com Colegiados de Curso e com o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Nessa semana, as aulas serão substituídas por atividades acadêmicas, como palestras, fóruns de debate, apresentações e outras.

Confira as datas de início e fim dos períodos letivos de 2017:

Acesse o calendário da Graduação Presencial (calendário letivo e cronograma acadêmico)

Acesse o calendário da Pós-Graduação