Estudantes da UFLA recebem certificados de participação no Projeto Rondon/ Operação Tocantins

Os rondonistas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) receberam os certificados de participação na Operação Tocantins do Projeto Rondon. O grupo, formado por estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Administração Pública e Medicina Veterinária, com a orientação dos professores Mariana Esteves Mansanares, do Departamento de Biologia (DBI/UFLA) e Gustavo Costa de Souza, do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA), desenvolveu oficinas e outras atividades de extensão, de 22 de janeiro a 5 de fevereiro, na cidade de Aliança.

A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (14/3), no Salão dos Conselhos da Reitoria/UFLA, sendo conduzida por Jardel Maximiliano dos Santos Dias, da Coordenadoria de Cursos e Eventos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Na ocasião, o pró-reitor adjunto de Extensão e Cultura, professor Dany Flávio Tonelli, ressaltou a participação dos estudantes como protagonistas. “Sem os alunos não seria possível realizar esse projeto tão expressivo. Também é preciso destacar a participação dos professores envolvidos, que primeiramente precisam gostar muito de desafios”.

Para a coordenadora da equipe, professora Mariana Mansanares, o Projeto Rondon é uma lição de vida e cidadania. “Voltamos sempre diferentes. Encontrei-me no Rondon, virou parte da minha vida”. O professor Gustavo Costa, também participante da Operação Tocantins, comenta que retornou com o anseio de replicar as ações do Rondon. “A metodologia é espetacular, então voltamos com a vontade de envolver mais pessoas aqui, enriquecer ainda mais. Ainda me emociono quando encontro todos que estiveram comigo na operação. Este sentimento é um dos grandes presentes que esse projeto nos proporciona”.

Para a estudante de Administração Pública Marcella Ricci Fonseca, participar do Rondon é uma experiência única, que proporciona um conhecimento enriquecedor. “Quando a gente muda ajudando os outros, crescemos muito. Isso vai muito além da graduação”.

As ações desenvolvidas pela equipe foram no âmbito do conjunto B do projeto: envolvem Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. Serão realizadas oficinas sobre finanças pessoais, constituição de cooperativas, horta vertical, produção de doces e construção de ar-condicionado a partir de garrafas pet. A equipe da UFLA executou as atividades com um grupo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O Projeto Rondon é uma iniciativa do Ministério da Defesa, direcionada a comunidades carentes do Brasil, com o objetivo promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos cidadãos.

Camila Caetano, jornalista – bolsista DCOM/Fapemig.

Confira a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.