Leite será o primeiro tema abordado pela UFLA no Espaço Tecnológico do Mercado Municipal

“Você sabe de onde vem o leite?” – esse será o tema da primeira participação da UFLA no Espaço Tecnológico, no Mercado Municipal de Lavras. O Grupo de Apoio à Pecuária Leiteira (UFLALeite) coordenará as atividades dessa participação, durante o dia 17 de março, no Mercado Municipal, das 8 às 18h. As atividades, gratuitas e voltadas para o público em geral, constituirão uma mostra com o objetivo de divulgar e popularizar as tecnologias de produção leiteira e o valor do leite como alimento.

O UFLALeite promoverá instruções e atividades lúdicas sobre várias etapas da produção do leite e seus derivados. Entre os assuntos, estão: alimentação específica de vacas leiteiras, sistemas de produção, criação de bezerras, valor nutritivo do leite e derivados, mitos e verdades sobre o leite. Também haverá distribuição de brindes.

A coordenadora do UFLALeite, professora Marina Danes (DZO/UFLA), considera que o evento será uma oportunidade de “conscientizar os consumidores de leite a respeito do processo produtivo desse alimento e de mostrar um pouco do trabalho do Grupo”. Outras informações sobre a Universidade serão prestadas aos visitantes, por meio de distribuição de material informativo.

O Espaço ainda coletará opiniões dos visitantes sobre temas de interesse para as próximas participações. A iniciativa do Espaço Tecnológico para promover a transferência de tecnologias é uma parceria da Prefeitura Municipal de Lavras, por meio da Secretaria de Assuntos Rurais; UFLA; Epamig; Emater-MG e Sindicato dos Produtores Rurais. A primeira mostra foi realizada no dia 10, com exposição da Epamig sobre cafés e azeite.

Com quase 50 publicações, professor da UFLA é destaque em pesquisa sobre Gestão Social

Professor José Roberto durante evento realizado na UFLA em 2016.

Um professor do Departamento de Administração e Economia (DAE), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), é destaque em dissertação sobre Gestão Social. De acordo com a pesquisa, José Roberto Pereira é o autor com maior número publicações no âmbito da “Rede de Pesquisadores de Gestão Social (RPGS)”, com 49 trabalhos, entre 2005 e 2015. A dissertação foi apresentada à Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo ainda o estudo, o professor apresentou suas produções científicas em cinco importantes eventos ligados à Administração Pública e à Gestão Social que foram objeto de análise da pesquisa, além de publicar artigos em seis dos oito periódicos destacados no estudo.

A pesquisa utilizou uma categorização para diferenciar a regularidade de produção dos pesquisadores. Nesse sentido, Pereira aparece na “continuantes”, o que significa que ele tem mais de uma publicação em cinco ou mais anos diferentes e ao menos uma nos últimos três anos, conforme o estudo.

“Fiquei extremamente satisfeito com o resultado da pesquisa que leva em conta também os trabalhos compartilhados com diferentes autores da esfera da Gestão Social”, avaliou o professor. Para ele, os números do estudo consolidam a UFLA como universidade de destaque em trabalhos sobre Gestão Social. “Os números nos dão credibilidade para seguir com os estudos”.

José Roberto Pereira ressaltou ainda que o Brasil é um dos protagonistas na produção de pesquisa sobre Gestão Social. Apesar dessa condição, ele entende que o país ainda pode avançar e ampliar suas ações nesse campo do saber.

Na UFLA, José Roberto Pereira e a professora Ana Alice Vilas Boas coordenam um grupo de pesquisa formado em 2007 e que trata de Administração Pública e Gestão Social. A universidade já sediou o Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (Enapegs), cujo tema foi “Gestão Social e Gestão Pública: Interfaces e Delimitações”. A pesquisa também cita três professores e três professoras com formação acadêmica na UFLA e atuação de destaque na esfera da Gestão Social por outras instituições de ensino.

A pesquisa

O estudo faz parte da dissertação “Gestão Social como campo do saber no Brasil: uma análise de sua produção científica pela modelagem de redes sociais (2005-2015)”, cuja autora é Isabela de Oliveira Menon, do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da USP. Em linhas gerais, a pesquisa propôs mapear e construir a rede de produção científica do campo do saber em Gestão Social na última década, no Brasil.

Com isso, o trabalho buscou identificar as principais características do segmento associadas à formação acadêmica e à vinculação institucional, além da concentração temática e dinâmica de relacionamento dos pesquisadores.

Texto: Rafael Passos, jornalista – bolsista DCOM/Fapemig.

Processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública incluirá Teste Anpad como etapa avaliativa

O Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (PPGAP/UFLA) informa à comunidade que haverá um quesito adicional de avaliação no próximo processo seletivo para ingresso de novos mestrandos. Será necessária a apresentação do resultado obtido pelo candidato no teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad).

Embora o edital do processo seletivo tenha divulgação programada apenas para o segundo semestre de 2017, a antecipação da informação sobre o teste permite que os interessados programem-se para realizá-lo, já que há datas específicas para ocorrer o exame – normalmente nos meses de fevereiro, junho e setembro de cada ano.

A edição do teste a ser realizada em junho de 2017 já está com inscrições abertas e o prazo termina 2/5. A avaliação é constituída de 85 questões de múltipla escolha, incluindo os conteúdos: inglês, português, raciocínio analítico, raciocínio lógico e raciocínio quantitativo. Para informações detalhadas sobre o teste, informe-se no site da Anpad.