UFLA: TOP 12 da América Latina e mais uma vez entre as 150 melhores do mundo pelo QS em Ciências Agrárias e Florestais

8 de março de 2017, 6:45 pm , com 1.639 visualizações

De acordo com o QS World University Rankings by Subject 2017, publicado nesta quarta-feira (8/3), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) está entre as 150 melhores do mundo na área de Ciências Agrárias e Florestais. O ranking é realizado pela empresa inglesa Quacquarelli Symonds, uma das mais importantes avaliadoras acadêmicas do mundo.

O QS World University Rankings by Subject classifica as melhores universidades do mundo em disciplinas individuais, abrangendo 42 disciplinas a partir de 2016. O ranking visa ajudar os futuros alunos a identificar as escolas líderes mundiais no seu campo escolhido. Neste ano, a UFLA conquistou a 6ª posição entre as universidades brasileiras presentes no ranking na área de Ciências de Agrárias e Florestais e, ainda, no mesmo quesito, ficou classificada como 12ª da América Latina.

A avaliação do QS World University Rankings by Subject baseia-se em três indicadores: reputação acadêmicareputação perante o empregador e impacto da pesquisa científica. Entre as universidades brasileiras, na área de Ciências de Agrárias e Florestais, a UFLA alcançou a 3ª posição no indicador reputação perante o empregador e 4ª no indicador reputação acadêmica. “Quando analisado o ensino de graduação, a UFLA atinge a terceira colocação no País. Esse resultado mostra que o trabalho realizado na ultima década pela Direção Executiva e a resposta de nossa comunidade estão absolutamente em consonância com a história fecunda de nossa Instituição”, enfatiza o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo.

Para o reitor, é importante destacar o empenho dos professores, técnicos e discentes da UFLA. “É o resultado de uma construção coletiva. De uma forma de gestão que respeita o ser humano mas não abre mão da eficiência. Além disso, os projetos institucionais de apoio à comunidade acadêmica nas mais diferentes áreas, acabam sendo mais um fator de motivação para que a UFLA continue na enorme, difícil e complexa missão de avançar cada vez mais nos rankings internacionais de altíssima credibilidade como o QS World University Rankings by Subject”.

É válido ressaltar, que além do reconhecimento internacional, a UFLA obteve um excelente resultado no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado também na quarta-feira (8/3), que novamente mostra a consolidação da UFLA no grupo das TOP 10 melhores instituições de ensino do País. “Mesmo com mudança nos critérios que acabam
penalizando as menores instituições, a UFLA continua avançando e presente no seleto grupo das melhores instituições do Brasil”.

Reputação acadêmica

O QS World University Rankings baseou-se em respostas de 76.798 acadêmicos de todo o mundo. Os entrevistados identificaram os países, regiões e áreas de faculdade com os quais têm maior familiaridade.Os respondentes são convidados a listar até 10 instituições nacionais e 30 internacionais que eles consideram excelente para a investigação na área determinada. Eles não podem selecionar sua própria instituição.No QS World University Rankings por Assunto, os resultados da pesquisa são filtrados de acordo com a estreita área de especialização identificada pelos respondentes.

Reputação do empregador

O QS World University Rankings é o único em incorporar empregabilidade como um fator chave na avaliação de universidades internacionais. Foram 44.426 respostas de pesquisa de empregadores graduados em todo o mundo.A pesquisa de reputação do empregador trabalha em uma base similar à acadêmica, mas sem a canalização para diferentes áreas de faculdade. Os empregadores são convidados a identificar até 10 instituições nacionais e 30 internacionais que consideram excelente para o recrutamento de diplomados. Eles também são convidados a identificar as disciplinas a partir das quais eles preferem recrutar. Examinando a interseção dessas duas questões, é possível inferir uma medida de excelência em uma determinada disciplina.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.

Notícias por data

março 2017