Palestra sobre a parceria UFLA-Universidade de Copenhague será realizada na quinta (9/3)

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira (PPGCTM) convida toda a comunidade acadêmica para a palestra que será proferida pela professora da Universidade de Copenhague (Dinamarca) Lisbeth Thygesen, senior researcher, Section for Forest, Nature and Biomass.

A professora falará sobre as possibilidades de cooperação com os programas de pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A palestra ocorrerá quinta-feira (9/3), às 14h, no anfiteatro do Lemaf.

A palestra terá o título “Ongoing wood and other plant biomass related research at the University of Copenhagen and possibilities for cooperation and exchange”. A professora da instituição dinamarquesa estará na UFLA também para participar da primeira defesa de tese de dupla titulação entre a UFLA e a Universidade de Copenhague. A defesa será realizada no dia 10/3 e o autor do trabalho é o doutorando Ricardo Gabriel de Almeida Mesquita.

Movimento Universidades Renovadas inicia nesta quarta (8/3) programação de missas semanais na UFLA

Todas as quartas-feiras, a partir de 8/3, haverá missa na Capela Ecumênica da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A iniciativa é dos membros das Universidades Renovadas (MUR), que atuam na universidade por meio do Grupo de Oração Universitário do (GOU) e do Grupo de Partilha e Profissionais (GPP).

As missas terão início sempre às 18h. A Capela Ecumênica fica próxima ao prédio da Reitoria.

Oportunidade de intercâmbio: inscrições abertas para o Programa Brafitec

Estão abertas inscrições na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para o processo que vai selecionar estudantes de graduação para participar de programa de intercâmbio internacional. O Edital 001/2017/DRI/PRG/UFLA trata do Programa de Cooperação Franco-Brasileira para Formação de Engenheiros (Brafitec). Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados nos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciência da Computação da UFLA. O período para inscrições vai até 30/3.

São ofertadas três vagas para intercâmbio no período de setembro de 2017 a junho de 2018. Para participar, o estudante deve ter, no período de início do intercâmbio, cumprido pelo menos 40%, e no máximo 80%, das atividades curriculares do curso. Também é preciso apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) superior à média do curso e ter nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acima de 600 pontos.

Inscrições

Devem ser feitas pessoalmente até 30/3 na DRI (Prédio da Reitoria), nos intervalos entre 8h e 12h e das 14h às 18h. É necessário apresentar a seguinte documentação:

Formulário de inscrição preenchido.

– Histórico escolar emitido pelo SIG.

-Atestado de matrícula  emitido pelo SIG e com CRA;

– Cópia da carteira de identidade e do CPF;

– Documentação comprobatória da nota do Enem;

– Apresentar nota B1 ou superior obtida no teste CNPq-Capes da Aliança Francesa.

O Programa

Os selecionados participam de estudos na Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC) e no Instituto Politécnico de LaSalle, ambos na França. O Programa cobre despesas de passagens aéreas, bolsas, seguro-saúde e auxílio-instalação.

Para conhecer todos os detalhes do Programa e saber dos compromissos assumidos pelos participantes, leia o Edital completo.

O que mexe com o seu corpo, mulher?- tema será o foco do Dia Internacional da Mulher na UFLA

Arte produzida por Denian Castro

O Coletivo Mulheres da UFLA realizará nesta semana o evento “Nem tudo são flores 2.0”, em menção ao Dia Internacional das Mulheres. De acordo com a organização, o evento terá como objetivo expor as formas de subjugamento do “ser” mulher através da objetificação dos corpos concomitante às violências que isto acarreta, sendo estas de cunho físico e/ou moral. Ou seja, o que mexe com o seu corpo, mulher?

Em três dias de evento, serão realizados debates pertinentes para a comunidade acadêmica. “O intuito é de (re)formular opiniões e buscar formar um espaço de ocupação e resistência para nós, mulheres e estudantes da UFLA”, comenta a organização.

A programação terá início nesta quarta-feira (8/3) às 9h30 no Centro de Convivência. Às 12h haverá a apresentação das bandas Manada e As costureiras. No período da tarde iniciam as palestras com as professoras Catarina Dallapicula e Rose Oliveira. No dia 9/3 ocorrerá o CineDebate do documentário “The Hunting Ground”. Para finalizar haverá a exposição “A arte de ser mulher: o que te movimenta” no Museu Bi Moreira, no câmpus histórico da UFLA.

O evento conta com apoio da Coordenadoria para Assuntos da Diversidade e Diferenças da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), Pró-Reitoria De Extensão e Cultura (Proec), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Associação dos Docentes (AdUFLA), e Sindicato dos Servidores Técnicos Administrativos (SindUFLA).

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.

Estudantes de Libras realizam nesta terça-feira o evento “Veja nossa voz”

Estudantes da disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sob a orientação da professora Erica Alves Barbosa Medeiros Tavares, do Departamento de Educação (DED), realizarão o evento “Veja nossa voz”.

O evento ocorrerá na Cantina Central, nesta terça-feira (7/3), às 20h40 e, contará com apresentações de dança e teatro, além de uma roda de conversa e dinâmicas do ensino de libras, com o intuito de divulgar a língua de sinais, proporcionando uma nova visão da realidade de surdos.