Ampliada na UFLA campanha de vacinação contra febre amarela

Imagem ilustrativa. Fonte: Fiocruz

A Coordenadoria de Saúde da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ampliou o prazo da campanha de vacinação que está sendo realizada na instituição contra a febre amarela. Nesta segunda etapa, além de servidores e funcionários terceirizados, estudantes também podem comparecer à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) para receber a dose. A vacinação ocorrerá na segunda e na terça-feira (6/3 e 7/3), enquanto durarem as doses disponíveis. O atendimento no local será das 8h15 às 11h30 e das 13h às 16h30.

A campanha é fruto de uma parceria entre a Praec/UFLA e a Vigilância Epidemiológica do município. A ação é feita no prédio da Coordenadoria de Saúde (câmpus histórico). Os interessados devem comparecer ao local portando o cartão de vacinação. A vacina é direcionada àquelas pessoas que não foram vacinadas, ou às pessoas que não sabem (ou se esqueceram) se já passaram pela imunização.

Não podem ser vacinadas as pessoas que:

– tenham mais de 60 anos;
– estejam em tratamento com corticoide em altas doses;
– estejam imunodeprimidas;
– estejam com febre;
– tenham se vacinado há menos de dez anos;
–  e gestantes.

Sobre a febre amarela

Trata-se de uma doença grave, transmitida, em áreas silvestres, principalmente pelo mosquito Haemagogus ; já nas áreas urbanas, o principal transmissor é o Aedes aegypti. Para a prevenção coletiva contra a doença, é necessário que a população esteja atenta a todas as recomendações feitas para que não haja acúmulo de água parada, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também transmite outras doenças. Para proteção individual, a vacina é a indicação.

Saiba mais no site do Instituto Biomanguinhos (Fiocruz) e no Portal Saúde (Ministério da Saúde)

Diretoria de Educação a Distância da UFLA seleciona tutores presenciais para cursos a distância

A Diretoria de Educação a Distância da Universidade Federal de Lavras (Dired/UFLA) publicou a Chamada Pública nº 01/2017, pela qual seleciona tutores presenciais para atuação nos cursos de Graduação em Administração Pública, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia (modalidade a distância).

Para se candidatar, o interessado deve ter graduação nas áreas definidas na Chamada Pública, ter familiaridade com a utilização de computadores e recursos de internet e ter experiência mínima de um ano no magistério básico ou de ensino superior (modalidades presencial ou a distância).

No total, são oferecidas nove vagas, com previsão de início imediato das atividades. Serão selecionados também suplentes. As vagas estão distribuídas entre os cursos e os polos. A carga horária de atividades é de 20 horas semanais cumpridas presencialmente no polo de apoio.

As inscrições tiveram início às 17h do dia 2/3 e vão até às 17h de 10/3. A ficha de inscrição deve ser preenchida no endereço www.dired.ufla.br/sisgap. Para comprovação dos dados e efetivação da inscrição, a documentação prevista na Chamada Pública deverá ser encadernada na sequência em que aparece no currículo, sendo entregue junto a ele até 10/3 na secretaria da Dired (câmpus histórico da UFLA) ou postada pelos Correios até a mesma data. No momento do preenchimento da ficha de inscrição é possível optar pela realização da entrevista por webconferência ou de forma presencial.

Os tutores selecionados deverão participar de curso presencial de formação a ser realizado na UFLA no dia 8/4.

Para saber todos os detalhes da seleção, acesse a Chamada Pública nº 01/2017

UFLA sediará discussão de propostas à nova Gestão do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região

Nos dias 13, 14 e 15 de abril será realizada, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a eleição para renovação do plenário 2014/2017 do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN9). Antes, nesta segunda-feira (6), será realizada uma mesa-redonda com as chapas candidatas à nova gestão. O evento ocorrerá das 17h às 20h, no Anfiteatro do Departamento de Agricultura (DAG/UFLA) e as inscrições podem ser feitas no SIG. Alunos do curso de Nutrição e profissionais de Lavras e região estão convidados a comparecer.

Realizado pelo Departamento de Nutrição (DNU/UFLA), o evento tem o intuito de promover esclarecimentos por meio da discussão de propostas. Mais informações podem ser obtidas com os professores responsáveis: Mariana Mirelle Pereira Natividade (35) 2142-2105 e Michel Cardoso De Angelis Pereira (35) 3829-1992; ou no site www.crn9.org.br.

Luciana Tereza – estagiária DCOM