Estímulo à leitura: Centro de Convivência da UFLA será espaço para o projeto Ponto do Livro

O Rotaract Clube de Lavras, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), vai inaugurar no Centro de Convivência da Universidade Federal de Lavras (UFLA) uma estrutura do projeto “Ponto do Livro”. O lançamento será realizado nesta quinta-feira (23/2), às 12h. A estrutura ficará localizada nas proximidades da central de cópias e permitirá que qualquer interessado pegue livros disponíveis, leia e os entregue de volta.

De acordo com a representante da comissão do Ponto do Livro do Rotaract Lavras, Lissa Pereira, a iniciativa na UFLA busca incentivar a comunidade acadêmica a dedicar sempre um tempo para ir além da leitura dos conteúdos científicos. “A rotina é intensa e às vezes deixamos em segundo plano aquela literatura que pode contribuir para ampliar nossos horizontes culturais.  Além disso, é um projeto que estimula o compartilhamento solidário. As pessoas doam seus livros, para que eles façam bem a quem elas nem conhecem”, explica Lissa, que é também estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFLA.

A UFLA será o terceiro local em Lavras a receber um Ponto do Livro. As primeiras iniciativas foram na Praça Leonardo Venerando e na Praça Dona Josefina. As obras disponibilizadas são reunidas através de doações feitas pela comunidade. Na UFLA, o Rotaract contou com a parceria das empresas júniores Preserva Jr. e Terra J.r e dos Engenheiros sem Fronteiras – Núcleo Lavras. Esses grupos, além de realizarem doações, ajudaram na divulgação da campanha para coleta de livros e disponibilizaram suas próprias estruturas físicas como locais de arrecadação de livros.

Para diversificação do acervo, a ideia é que novas doações possam ser feitas a todo momento. Quem quiser compartilhar uma obra, poderá deixá-la diretamente no Ponto do Livro (no Centro de Convivência) ou na sala de um dos grupos parceiros.

Um pouco mais sobre o projeto

O Ponto do Livro foi criado há três anos  por coletivos de Belo Horizonte, com o objetivo de dar à comunidade, de forma desburocratizada, acesso à leitura de livros, estimulando o hábito pela leitura e o compartilhamento de obras.

Acompanhe: Facebook Ponto do Livro e Facebook Ponto do Livro – Lavras

Lançamento na UFLA

Durante a atividade de lançamento de 23/2, às 12h,  a equipe do Rotaract (que possui estudantes da UFLA como integrantes) estará no local para explicar a ideia e estimular a particação.

Com informações de Fernanda Rafaela Silva Valadão, bolsista Proat /Dcom.