Combate à leishmaniose: UFLA estará na praça Augusto Silva neste domingo (19/2)

Ação realizada na praça pela UFLA durante Semana Nacional de Combate à Leishmaniose.

Uma equipe do Laboratório de Biologia Parasitária da Universidade Federal de Lavras (Biopar/ULA) estará neste domingo (19/2) na Praça Augusto Silva, em Lavras, para uma ação conjunta com a prefeitura da cidade. O objetivo será o esclarecimento de dúvidas sobre a leishmaniose, doença que afeta cães e humanos. Haverá o compartilhamento de informações com a população sobre o mosquito transmissor, as formas de prevenção e outras orientações.

A ação educativa “Leishmaniose Visceral – conhecer, informar e prevenir” terá início às 9h e término previsto para as 12h. Ela ocorre simultaneamente ao movimento “Carnaval sem Aedes Aegypti”, organizado pela prefeitura, que também terá o intuito de mobilizar a comunidade em prol e ações preventivas à reprodução do mosquito.

O grupo da UFLA na ação será de 15 pessoas. A coordenação das atividades é feita pela professora do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) Joziana Muniz de Paiva Barçante.

Sobre a Leishmaniose

A Leishmaniose Visceral (LV) é uma doença grave, que pode levar à morte. É causada por um parasita chamado Leishmania. Ela pode afetar humanos e cães. A transmissão é feita por um inseto, conhecido como mosquito-palha, que pica o cão infectado e pode transmitir o parasita também ao homem.