Proposta de Plano de Desenvolvimento Institucional da UFLA recebe sugestões até 19/2

Foi ampliado para até 19 de fevereiro o prazo para enviar contribuições ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Lavras (PDI/UFLA). O documento está disponível em www.ufla.br/pdi – nesse endereço, servidores, estudantes e membros da comunidade em geral podem enviar sugestões e visualizar as propostas. O PDI apresenta os objetivos, metas e ações institucionais prioritárias ao desenvolvimento da Universidade.  Nele, constam as ações que poderão guiar a UFLA ao longo do quinquênio até 2020.

A proposta do novo PDI/UFLA foi compartilhada com a comunidade na sexta-feira (3/2), em três sessões públicas. O evento ocorreu no anfiteatro do Departamento de Ciências Humanas (DCH) em horários programados para atender aos diferentes públicos (manhã, tarde e noite). Ao final das apresentações, os participantes puderam apresentar sugestões e debater todos os pontos de interesse.

Durante as sessões, foi apresentada a estrutura do documento e os objetivos estratégicos que poderão guiar as ações da Instituição ao longo do quinquênio que termina em 2020. São propostas que se concentram em torno da missão de consolidar as iniciativas já em andamento e aprimorá-las, além de trazerem a proposição de criação de novas ações. Foram também expostos objetivos planejados nas áreas de graduação (presencial e a distância); pesquisa; extensão; pós-graduação; internacionalização; comunicação; assuntos estudantis e comunitários; gestão de pessoas; planejamento e gestão; ambiental; infraestrutura para ensino, pesquisa e extensão; preservação patrimonial; atividades arquivísticas; tecnologia da informação e biblioteca. A proposta em toda a sua extensão pode ser consultada na íntegra do arquivo.

Duas comissões atuaram de forma sequencial para a organização da proposta do Plano, a partir das propostas de base desenvolvidas pelos diferentes órgãos da UFLA e suas equipes. A estrutura adotada segue orientações do Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior (Sapiens), do Ministério da Educação (MEC).

Mais sobre o PDI

Os dispositivos legais de orientação à elaboração de PDI estão em uma base diversa: Lei Nº 9.394/1996 (LDB), Decreto n. 5.773/2006, Lei Nº 10.861/2004, Decreto Nº 2.494/1998, Decreto Nº 5.224/2004; Portaria MEC Nº 1.466/2001, Portaria MEC Nº 2.253/2001, Portaria MEC Nº 3.284/2003, Portaria MEC Nº 7/2004, Portaria MEC Nº 2.051/2004, Portaria MEC nº 4.361/2004, Portarias Normativas n.1/2007, Portaria Normativa n, 2/2007, Resolução CES/CNE No 2/1998, Resolução CNE/CP No 1/1999, Resolução CES/CNE Nº 1/2001, Resolução CP/CNE Nº 1/2002 (art.7º), Parecer CES/CNE Nº 1.070/1999.

Com contribuições de Camila Caetano e Mateus Lima.

Assista também à matéria da TV Universitária: