Cafeteria Escola da UFLA apresenta negócio e produtos para estudantes

Estudantes da disciplina de Marketing

Estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) visitaram a Cafeteria Escola CafEsal, na última terça-feira (31/1), para conhecer o modelo de negócio e como funciona o espaço. A visita foi promovida através da disciplina de Marketing, ministrada pelo professor do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA) Luiz Henrique de Barros Vilas Boas. A disciplina tem como objetivo desenvolver, junto aos estudantes, um entendimento sobre os conceitos e aplicações de Marketing a fim de contribuir com a sua formação e atuação profissional.

Pela tradição e história da UFLA relacionada ao café, o produto tem sido um dos escolhidos nos últimos semestres para discutir aspectos teóricos da disciplina de Marketing relacionados a conceito de produto e comportamento de consumo. “Diante da criação da Cafeteria, que tem como objetivo o desenvolvimento de um espaço não apenas para consumo, mas principalmente para educar a comunidade acadêmica e local, achei interessante trazer os alunos para discutir, na prática, conceitos da disciplina no ambiente de consumo, de forma a estimula-los a pensar sobre aspectos teóricos que envolvem o conceito de produto, tipos de produto, criação de valor para o consumidor e aspectos que envolvem o serviço entregue por uma cafeteria”, explicou Luiz Henrique.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer diversas formas de preparo do produto e discutir os conceitos inerentes a cada uma delas. Puderam perceber que, em um mesmo ambiente de negócios, é possível atender segmentos distintos de consumidores e que, estar atento às características dos consumidores, compreender suas necessidades e desejos é fator primordial para a construção de um conceito de produto que realmente atenda às expectativas e que, consequentemente, agregue valor ao produto/serviço oferecido.

“O conceito da cafeteria CafEsal como um locus de disseminação de conhecimento e educação dos consumidores com relação à cultura do café também foi evidenciado”, pontuou o professor. A estudante Camila de Paula, 4º período de Engenharia Química da UFLA, participou da aula e ficou orgulhosa ao saber que a Universidade a qual ela faz parte tem uma forte atuação com o café. “Achei diferenciada a forma como o café é processado, a qualidade de todo o produto, a forma de atendimento da cafeteria, sendo o seu grande diferencial que o café que é servido é produzido na própria universidade. Isso é realmente incrível”.

Texto e Fotos: Vanessa Trevisan- jornalista InovaCafé.

Técnico e professores da UFLA lançam livro sobre planejamento estratégico na Administração

O técnico administrativo Glener Alvarenga Mizael da Universidade Federal de Lavras (UFLA), juntamente com os professores Ana Alice Vilas Boas e José Roberto Pereira do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA), publicaram o livro “Desafios do Planejamento Estratégico na Administração”.

A obra traz uma nova abordagem das limitações e dos desafios dos gestores ao elaborar e implementar a ferramenta do planejamento estratégico nas organizações públicas, sendo que os mesmos obstáculos apontados podem ser observados na iniciativa privada. Além disso, traz um enfoque do planejamento na administração pública, apontando as etapas, os obstáculos e os desafios na elaboração e implementação do plano estratégico.

Os interessados em adquirir a obra podem acessar o site oficial da editora em http://editoraprismas.com.br/produto/7882290/Desafios-do-Planejamento-Estrategico-na-Administracao-Publica

Luciana Tereza: estagiária DCOM/UFLA.