TVU Lavras já funciona normalmente pelo canal 15 UHF

O canal 15 UHF, da TV Universitária (TVU Lavras), já está novamente no ar. Temporariamente, durante a resolução de problemas que afetaram o funcionamento de um equipamento (denominado link), a programação da TVU Lavras esteve disponível apenas pela Internet.

A partir desta quarta-feira (25/1), os telespectadores já podem voltar a acompanhar a programação também pelo canal 15 UHF. As matérias e produções ficam também disponíveis on-line ( www.tvulavras.com.brFacebook, Twitter, YouTube e Google +).

Projeto Cinema com Vida retoma atividades com mostra dedicada a Jean-Luc Godard

Dando continuidade às atividades da Mostra “Mestres da Sétima Arte”, o Projeto de Extensão Cinema com Vida realiza, hoje (25/01), às 14h, a exibição da obra “Eu vos saúdo, Maria”, de Jean-Luc Godard. A exibição será no Museu de História Natural, situado no Câmpus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O diretor francês é um dos expoentes da Nouvelle Vague e suas obras revelam ser um diretor preocupado com seu contexto político, social e cultural sem perder de vista o olhar sobre a complexidade e contradição que norteiam as emoções humanas.

Esta é a quarta de um total de seis sessões que integram a mostra. As exibições ocorrem sempre às quartas-feiras, às 14h, no Museu de História Natural da UFLA, sendo que a última será no dia de fevereiro.

O evento é aberto à comunidade acadêmica e extra-acadêmica, voltado para professores da educação básica. Com entrada franca, a mostra possui classificação etária de 16 anos e as inscrições são presenciais.

Programação até fevereiro

• 25/1/17 – Eu Vos Saúdo, Maria (1984)
  • 1/2/17 – Rei Lear (1987)
  • 8/2/17 – Adeus à Linguagem (2014)
Luciana Tereza – estagiária DCOM

PIB-UFLA: prorrogados contratos vigentes de bolsas institucionais de alunos de graduação

SONY DSC

Todos os contratos ativos do Programa Institucional de Bolsas (PIB) que atendem a estudantes de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tiveram suas datas de vencimento alteradas para 30 de junho de 2017. A decisão foi publicada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), em conjunto com as pró-reitorias de Graduação (PRG), Extensão e Cultura (Proec) e Pesquisa (PRP). A Portaria Praec nº 01, publicada em 24/1, oficializa a medida.

Dessa forma, os contratos de bolsas que tinham encerramento previsto em diferentes datas do primeiro semestre de 2017, passam todos a ter a vigência ampliada. A Portaria abrange os seguintes editais:

PRP º 09/2015 – Pibic

PRG nº 03/2015 e PRG nº 01/2016 – Proat

PRG nº 04/2015 e PRG 02/2016 – Promad

PRG nº 05/2015 e PRG nº 04/2016 – Peti

PRG nº 07/2015 e PRG nº 03/2016 – Promec

PRG nº 06/2015 – Pib Lic

Proec nº 02/2015, Proec nº 03/2015, Proec nº 01/2016 e Proec nº 02/2016

A prorrogação dos prazos ocorre devido a ajustes relativos à suspensão e à retomada dos calendários escolares dos cursos de graduação e pós-graduação presenciais (Resolução CEPE 346, de 18/11/2016, e Resolução CEPE 364, de 20/12/2016).

Chamada pública para projetos de agroecologia e produção orgânica

Serão destinados R$ 10,7 milhões aos melhores projetos, de pesquisadores de universidades públicas e particulares (sem fins lucrativos) de todo país, voltados para a construção e socialização de conhecimentos e técnicas relacionados à agroecologia e à produção orgânica, bem como à promoção dos sistemas orgânicos de produção. O edital nº 21/2016 foi lançado neste mês.

A chamada pública se encerra no dia 10 de março, sendo realizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e pelos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Educação (MEC).
Como inovação, as propostas devem atender a implantação de Unidades de Referência nas áreas produtivas familiares, visando à construção participativa de referências em tecnologias produtivas e sociais voltadas à agricultura familiar. As propostas também devem atender à validação participativa de tecnologias de base agroecológica e orgânica e/ou o compartilhamento de conhecimentos de base agroecológica e orgânica, visando atender às demandas dos agricultores.

Outro requisito obrigatório dos projetos inscritos é que eles contemplem a realização de atividades de formação relacionadas aos temas de interesse da agroecologia e de produção orgânica, buscando a alternância entre teoria e prática. Tais atividades precisam ser realizadas ao longo do projeto, com pontos focais identificados previamente pelas instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), assim como a elaboração de fichas agroecológicas com tecnologias apropriadas à produção orgânica.

Os projetos enviados devem estar inseridos em uma das seguintes linhas:

Linha 1: Criação de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA);
Linha 2: Manutenção de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA);
Linha 3: Criação de Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica (CVT);
Linha 4: Manutenção de Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica (CVT).

No processo de avaliação, serão considerados critérios como potencial de aplicabilidade para o desenvolvimento regional, atendimento ao público beneficiário, adequação da metodologia e capacidade técnica e gerencial para a execução do objeto.

Esta chamada dá continuidade às ações iniciadas pelo edital nº 81/2013, e apoia projetos de ensino, extensão universitária e pesquisa voltados para a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Acesse aqui o edital.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA, com informações diretas da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.