Departamento de Administração e Economia divulga o Índice de Preços Recebidos (IPR) no Sul de Minas

O Índice de Preços Recebidos (IPR), referente a venda dos produtos agrícolas no Sul de Minas Gerais em 2016, realizado pelo Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA), divulga o último levantamento, que teve como resultado a elevação média de 12,83% no ano.

De acordo com o IPR, o grande destaque em 2016 foi a elevação dos preços dos itens pesquisados no grupo dos grãos, milho, feijão e arroz. Em média o grupo aumentou em 61,35%. O arroz teve seu preço majorado em 26%, o feijão em 79% e o milho em 48%.

“Estes produtos alcançaram preços históricos, mas reduziram o valor no passar do ano, fato normal na produção agrícola, pois este aumento ocorreu principalmente, por preços não compensadores em safra passadas, que desestimulou os produtores a manterem e aumentarem a área plantada destas culturas e condições climáticas desfavoráveis nas principais regiões produtoras”, explica o professor Renato Fontes (DAE), coordenador do índice.

Conforme o professor, é válido destacar que apesar do aumento médio geral da renda do produtor, alguns grupos pesquisados apresentaram resultados anuais não satisfatórios, como os produtores específicos de carnes e verduras, em que, perderam renda efetivamente, na exploração única destas atividades.

“O preço da carne de suínos, no mês de janeiro que estava em R$ 18,90/Kg oscilou negativamente e em dezembro caiu para R$ 14,17. O tomate é outro produto agrícola que apresentou uma expressiva queda de aproximadamente 35% no ano, fechando em R$ 3,33/Kg”, observa o coordenador.

Renato ressalta que o mercado das commodities agrícolas, pelas suas características intrínsecas, é extremamente volátil. “Variam em decorrência do clima, de fatores externos e por causa da renda dos consumidores, sendo que cada produto tem uma dinâmica na sua precificação”, complementa.

Ainda segundo o IPR, o café, a principal cultura agrícola explorada no sul de Minas Gerais, apresentou uma elevação anual de preço de 4,12%, com preços médio da saca em R$ 505,00, porém no decorrer do ano de 2016 alcançou preços históricos em torno de R$ 570,00 a saca. “O fato se deve ao mercado cafeeiro ser extremamente volátil, apresentado especulação internacional afetando a precificação desta commodity”, afirma o professor.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.

Faepe oferta novas turmas do curso de Inglês com início em fevereiro de 2017

ingles-faepe

A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) ofertará novas turmas do Curso de Inglês, com aulas que se iniciarão em 7 de fevereiro. O curso é voltado para membros tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa e as inscrições podem ser feitas neste endereço.

Serão sete turmas, abrangendo os níveis básico I, Básico II e intermediário.

A carga horária total do curso é de 80 horas. O material didático é da American File English – da Universidade de Oxford. As aulas são realizadas no Centro de Treinamento Faepe, câmpus histórico da UFLA.

Outros detalhes, como valores de investimento e horários das aulas, estão disponíveis na página da Faepe.

Para outras informações, é possível entrar em contato com a Fundação pelo telefone (35) 3829-1834.

Pibid/UFLA seleciona bolsistas em cursos de licenciatura – inscrições até 27/1

Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Lavras (PIBID/UFLA). Podem inscrever-se estudantes regularmente matriculados em curso de Licenciatura nas áreas de Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Letras Português, Letras Inglês, Matemática, Pedagogia e Química, da UFLA, para projetos das respectivas áreas ou para o projeto Interdisciplinar (para estudantes dos cursos de Licenciatura em Biologia, Educação Física, Letras Inglês, Letras Português e Química).

O candidato deverá entregar a ficha de inscrição preenchida, juntamente com o Memorial Descritivo solicitado e com os documentos requeridos para efetivar a sua inscrição, na sala do PIBID UFLA (sala 04, Pavilhão VI) no período de 23 a 27 de janeiro de 2017 das 8 às 18 horas.

Cada estudante exercerá suas atividades com a orientação de professores da UFLA e das escolas públicas de educação básica participantes do Programa PIBID/UFLA, de acordo com as especificidades de cada curso e projeto.

Os estudantes selecionados exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a Instituição, em regime de 12 (doze) horas semanais de efetivo trabalho na UFLA e nas escolas.

Edital nº 01/2017/PIBID/PRG/UFLA

Instruções para o Memorial Descritivo

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.