UFLA na mídia: professores da UFLA concedem entrevista à Jovem Pan sobre agroquímicos e biofortificação

Luiz Tejon e o professor Alfredo Lopes: é preciso desmistificar os mitos que rondam a agricultura
Luiz Tejon e o professor Alfredo Lopes: é preciso desmistificar os mitos que rondam a agricultura

Especialista em marketing e agronegócios, o comentarista da rádio Jovem Pan José Luiz Tejon recebeu em seu estúdio os professores Alfredo Scheid Lopes e Luiz Roberto Guimarães Roberto, ambos do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (DCS/UFLA). As entrevistas especiais sobre o tema – Nutrientes para a vida – foram ao ar no programa ‘Hora do Agronegócio’.

O professor Alfredo falou sobre o impacto dos agroquímicos e a importância da agricultura para o desenvolvimento do Brasil. Para começar a entrevista, o professor Alfredo foi desafiado a comentar sobre três mitos que rondam o agronegócio: que é voltado aos grandes empreendimentos; que impacta negativamente o meio ambiente e que não traz benefícios sociais para o País. Com tradicional desenvoltura e amor pela causa, o professor discorreu sobre a força da agricultura, com dados reais da evolução da produtividade e preservação da biodiversidade por meio de tecnologias sustentáveis de produção de alimentos.

O professor Luiz Roberto discorreu sobre um assunto que ainda é novidade no meio rural mas está se tornando uma tendência: a biofortificação, técnica capaz de enriquecer alimentos com determinados nutrientes como o ferro e o zinco. Essa é uma preocupação cada vez mais recorrente em diversos países que buscam combater não somente a fome, mas também a desnutrição alimentar – conhecida como “fome oculta” – e trata-se de tema de destaque nas ações de pesquisa do professor Luiz Roberto e de sua equipe.

Confira as entrevistas na íntegra

https://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=KPWQRRT5IxY

https://m.youtube.com/watch?list=PLqqsvkz8oJYVGD_6-wEhKfrsV0HKQ_azd&v=oRaPc1TprnI&index=9