Mestrado em Nutrição e Saúde é a nova opção de pós-graduação na UFLA

selo-pos-site-2017-neutro-1A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, na quarta-feira (7/12), a recomendação da proposta do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Lavras (DNU/UFLA) para o Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS).

O curso de Mestrado em Nutrição e Saúde terá duas linhas de pesquisa: “Alimentação e Nutrição Humana” e “Nutrição Básica e Metabolismo”. Essas áreas apresentam relação entre si ao considerar que a pesquisa na área de metabolismo pode ser utilizada para confirmar ou não hipóteses levantadas em estudos observacionais relacionadas à nutrição e alimentação humana, com subsequente aplicação em indivíduos e comunidades. Serão ofertadas 12 vagas anuais, com previsão de início em 2017.

De acordo com a Câmara de Avaliação da Capes, todos os quesitos foram avaliados como adequados, estando evidenciado o apoio institucional à proposta. Eles destacaram a infraestrutura para a implantação do curso, o delineamento da proposta pedagógica, a qualificação e experiência do corpo docente.

A coordenadora da proposta é a professora Lívia Garcia Ferreira (DNU). Ao todo, serão 14 docentes, sendo 12 permanentes e dois colaboradores. A equipe do Programa inclui a participação de professores de outros departamentos da Universidade, como Ciência dos Alimentos (DCA), Ciências da Saúde (DSA) e Educação Física (DEF).

Além disso, os docentes do DNU estão integrados a quatro grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e com projetos de iniciação científica em andamento: Grupo de Pesquisa em Nutrição Experimental e Metabolismo, Nutrição em Saúde Pública, Nutrição Clínica e Dietética e Alimentos e Alimentação Coletiva – o que fortalece a proposta do programa.

Para a coordenadora Lívia Ferreira, um dos diferenciais do curso é que ele será o primeiro mestrado na área de nutrição e saúde ofertado no Sul de Minas, atendendo à uma forte demanda regional. Como primeiro programa de pós-graduação do DNU, o curso também deverá fortalecer o curso de graduação em Nutrição, além de servir como opção de continuidade na área acadêmica para egressos da UFLA e de outras instituições.

Apoio institucional

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, a recomendação do Programa reforça o incentivo da Universidade para a ampliação da pós-graduação, estimulando que novas áreas do conhecimento sejam contempladas. “A oferta de um curso em nova área do conhecimento vai ao encontro das metas da UFLA, que é ampliar as opções de formação na pós-graduação para atender as demandas da sociedade”, considerou.

Por dentro das temáticas

O Mestrado em Nutrição e Saúde terá como público-alvo, profissionais com formação de nível superior em Saúde, Nutrição, Alimentos e áreas afins, em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC.

Destaca-se que a área de Nutrição e Saúde baseada em evidências tem expandido nos últimos anos como estratégia importante de fomento de novas teorias biológicas e de potencialidades de cuidado à saúde humana. Outro importante aspecto é a associação entre o consumo de diferentes composições dietéticas e a ocorrência de alterações metabólicas que interferem nas respostas fisiológicas e patológicas dos indivíduos.

A avaliação dos efeitos de diferentes compostos dietéticos e nutrientes específicos amplia a abordagem da terapêutica nutricional no âmbito clínico e social, que se destacam por suas contribuições para a compreensão do processo de saúde-doença. Além disso, o desenvolvimento e caracterização de alimentos e compostos bioativos, os quais poderão ser avaliados no metabolismo humano por meios de testes clínicos e experimentais, propiciam a oferta de produtos cujo consumo poderá promover efeitos benéficos para a saúde.

Programa de Internacionalização da UFLA é apresentado no 2º Congresso Internacional – Península Ibérica

Professor Antonio Chalfun Júnior, diretor de Relações Internacionais da UFLA, durante sua apresentação. Foto: Ascom/Unifal

Teve início na segunda-feira (5/12), o 2º Congresso Internacional – Península Ibérica: Antiguidade, Medievo e suas projeções para o século XVI, realizado no auditório Dr. João Leão de Faria, na Universidade Federal de Alfenas (Unifal). O evento é uma promoção do Programa de Mestrado Profissional em História Ibérica (PPGHI/Unifal).

Na abertura do evento, estudantes e pesquisadores, além de convidados brasileiros e estrangeiros, participaram da palestra do professor Antonio Chalfun Júnior, diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que discorreu acerca da importância da internacionalização na divulgação da pesquisa, do ensino e da extensão, tema também ressaltado nas falas dos dirigentes das unidades da Unifal – MG, que estiveram presentes na cerimônia de abertura.

Na oportunidade, Chalfun apresentou um breve resgate das ações da UFLA e de alguns índices que tem destacado a Universidade na comunidade científica internacional. Apresentou ainda os trâmites legais e o aporte aos estudantes estrangeiros, como a criação de uma comissão de acompanhamento para apoio sistemático durante toda a permanência na instituição.

A programação segue até sexta-feira (9/12), com comunicações de trabalhos científicos de professores e alunos, palestras e mesas-redondas, das quais participam pesquisadores brasileiros e estrangeiros.