Aos 40 anos e no topo – Pós-Graduação em Ciência do Solo celebra trajetória de sucesso

Cerimônia marca os 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo
Cerimônia marca os 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo

Na segunda-feira (5/12), data em que se comemora o Dia Mundial do Solo, uma cerimônia especial marcou os 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS), considerado de excelência, nota 7, na avaliação da Capes. Apenas sete programas no País atingiram esse topo. Durante a cerimônia, algumas palavras foram ressaltadas, delineando a receita de sucesso do Programa: base sólida, comprometimento, respeito às diferenças, trabalho em equipe, exemplo, qualificação e valorização do grupo.

Na comemoração dos 40 anos do PPGCS não houve homenageados individuais, pois foi considerado que a contribuição de todos, administradores da UFLA, docentes, técnicos administrativos e discentes do programa contribuíram para sua trajetória de sucesso. Afinal, não se chega ao conceito máximo de excelência alicerçado no desempenho individual de seus membros, mas na causa coletiva que fez com que o PPGCS alcançasse destaque no cenário nacional e internacional.

Professora Fátima Moreira, atual coordenadora do Programa: o desempenho é resultado da dedicação, interação e seriedade do grupo de docentes, discentes e técnicos
Professora Fátima Moreira, atual coordenadora do Programa: o desempenho é resultado da dedicação, interação e seriedade do grupo de docentes, discentes e técnicos

Nestes 40 anos, foram 384 mestres e 185 doutores, que carregam no mercado de trabalho a forte marca do Programa. O conceito 7 da Capes foi alcançado em 2012, trazendo com ele a responsabilidade de manter a eficiência em diferentes aspectos, como a dedicação e rigor ao ampliar as fronteiras da ciência, responsabilidade social, cooperação institucional e a formação qualificada de profissionais para o mercado.

Para a professora Fátima Moreira, atual coordenadora do Programa, o desempenho destacado é resultado da dedicação, interação e seriedade do grupo de docentes, discentes e técnicos. Ela ousa a apresentar uma receita para esse desempenho: professores permanentes qualificados – 11 Bolsistas Produtividade em Pesquisa do CNPq (2016); apoio eficiente dos técnicos administrativos; discentes dedicados; apoio financeiro; colaboração institucional – nacional e internacional; muita publicação – acompanhada de divulgação científica.

Professor Scolforo - reconhecimento pela trajetória exemplar de um Programa
Professor Scolforo – reconhecimento pela trajetória exemplar de um Programa

Mas com o mesmo peso de importância, tem a tradição dos momentos de descontração e confraternização, com o cafezinho diário e comunitário que promove a interação entre membros do grupo. E para finalizar, um acompanhamento cauteloso dos egressos do Programa, cuja avaliação pode indicar os acertos e as necessárias atualizações para a manutenção do conceito de excelência.

Cerimônia

A mesa de honra do evento contou com a presença do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, do pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio; do pró-reitor de Pesquisa, professor Teodorico de Castro Ramalho; chefe do Departamento de Ciência do Solo, professor Moacir de Souza Dias Jr; coordenadora do PPGCS, professora Fátima Maria de Souza Moreira; coordenador-adjunto, professor Leônidas Carrijo; primeiro coordenador do PPGCS, Geraldo Aparecido de Aquino Guedes.

Uma Tônica: a força do conjunto é maior e mais produtiva
Membros do programa participam da cerimônia que marca os 40 anos

A mesa foi composta ainda por representantes, escolhidos pelo grupo, em nome dos diferentes segmentos que complementam o Programa: Anamaria Alvarenga Pereira, representando os técnicos administrativos; o ex-aluno Éderson Jesus Conceição, representando a área de Biologia, Microbiologia, Processos Biológicos do Solo; ex-aluno Sérgio Henrique Godinho Silva, representando a área de Recursos Ambientais e Uso da Terra e o ex-aluno Silvio Junio Ramos (por vídeo), representando todos da área Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas.

Uma mensagem

Em todos os pronunciamentos, seja das pessoas na mesa ou dos depoimentos gravados em vídeo, algumas características foram ressaltas. A primeira e mais explícita – o sentimento de grupo. A sensação de que existe no PPGCS uma verdadeira rede interligada de pessoas que defendem uma causa única, fortalecida por uma base sólida e ao mesmo tempo cheia de ideias inovadoras.

Scolforo presta homenagem ao professor Alfredo Lopes - aplaudido de pé pelo público presente. O professor emérito é um dos mais relevantes na expansão de áreas de produção e fortalecimento da agricultura tropical.
Scolforo presta homenagem ao professor Alfredo Lopes – aplaudido de pé pelo público presente. O professor emérito é um dos mais relevantes na expansão de áreas de produção e fortalecimento da agricultura tropical.

Em todos os depoimentos, fica evidente que o Departamento de Solos (DCS), originado da força de um único professor – hoje emérito da UFLA – Alfredo Scheid Lopes, cresceu, se consolidou e soube amparar o desenvolvimento do Programa. Boa parte desse segredo está na tradição de uma velha guarda que soube receber o novo, incentivando o potencial de cada membro, para honrar o conceito de excelência estampado em cada servidor ou egresso.

E aí, o que sobra é orgulho. Orgulho por terem galgado cada etapa com prudência e com respeito às diferenças. Orgulho de uma equipe que sabe produzir coletivamente, agregar competência e se reinventar em cada ano. Para o reitor da UFLA, professor Scolforo, está no respeito, no comprometimento e no amor, o diferencial de um grupo de sucesso.

Outro ponto ressaltado na celebração, foi que o PPGCS representa um “diapasão”, ou seja, o elemento que sintoniza um conjunto maior que é a Pós-Graduação da UFLA, indicando pela trajetória de exemplo e sucesso, quais são os melhores caminhos.

Uma Tônica: a força do conjunto é maior e mais produtiva
Uma Tônica: a força do conjunto é maior e mais produtiva! Salve 40 anos, vida longa ao PPGCS!

Confira a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.