Programa de Pós-Graduação em Física realiza encontro de integração com representantes da UFLA, Unifal e UFSJ

Encontro de Iteração do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Física (PPGFI), em associação ampla UFLA, UFSJ e Unifal

Em dezembro de 2011, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) anunciava a abertura de processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Física (PPGFI), com início no primeiro semestre letivo de 2012, resultado da associação ampla entre a UFLA, Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Passados cinco anos, nos dias 1º e 2 de dezembro, membros do Programa realizaram um encontro de integração, com o intuito de avaliar a trajetória e planejar os próximos passos para a consolidação e para se preparar para uma futura oferta do doutorado. O encontro foi realizado no Salão dos Conselhos da UFLA, incluindo na programação mesas-redondas, palestras, sessões de pôsteres e comunicações orais.

O Programa em Associação tem nota 3 na Capes (abertura) e terá sua primeira avaliação em 2017 (quadriênio 2013-2016). Ao todo, são 23 professores permanentes e três colaboradores, sendo sete bolsistas ‘produtividade’ do CNPq. O programa teve início com 21 discentes, hoje são 37 nas três instituições e já foram 26 titulados. Doze discentes do programa são bolsistas da Capes e Fapemig.

Avaliação das instituições participantes: direcionamento para o futuro

De acordo com Fernando Gardim, coordenador-geral do Programa de Pós-Graduação em Física e representante institucional da Unifal no programa, a avaliação dos egressos está sendo muito positiva, muitos dos quais com inserção em cursos de Doutorado em instituições consagradas do País. Outro ponto importante é o número de colaborações nacionais e internacionais já conquistados pelo programa, o que permite uma maior visibilidade e parcerias em projetos de pesquisa e publicações.  “Adequar as particularidades de cada Universidade para um único programa não é uma tarefa fácil”, considerou.

Na UFLA, o Programa tem a coordenação do professor Onofre Rojas Santos e do professor Fabiano Ribeiro (coordenador-adjunto).

O coordenador de Astronomia e Física na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), Sylvio Roberto Accioly Canuto, fez uma explanação aos participantes sobre o futuro do Programa e os desafios para a sua consolidação. O professor participou de uma mesa-redonda e ministrou a palestra “Estratégias, prioridades e perspectivas para a pós-graduação em Física no Brasil”.

encontr-fisica
Participantes do encontro de Integração – UFLA, UFSJ e Unifal

Durante sua fala, o professor Sylvio Canuto destacou alguns equívocos que devem ser evitados na avaliação de um programa de pós-graduação. O primeiro deles é considerar que o elevado número de publicação é suficiente para sua consolidação. Em sua opinião, a publicação com regularidade deve estar aliada a outros fatores, como a estabilidade de um corpo docente com experiência em orientação e apoio institucional. E reforçou: “os índices são consequências da excelência, não o contrário”.

O segundo dia foi reservado para apresentações orais, com o objetivo de difundir a produção científica dos discentes e docentes do Programa. No encerramento, houve uma sessão plenária em que foi feita uma avaliação e considerações finais sobre o evento.

Apoio institucional

Na abertura do encontro, o pró-reitor adjunto de pós-graduação, professor, Márcio Ladeira, fez algumas considerações sobre a proposta da UFLA de ampliar a pós-graduação, como elemento estratégico para manter a qualidade do ensino, pesquisa e extensão – tripé em que a UFLA está alicerçada. Ele traçou um breve resgate da Pós-graduação na Universidade, desde 1975, passando pelo crescimento significativo na última década, somando 25 programas acadêmicos e sete profissionais (26 mestrados e 24 doutorados).

Ladeira completou que o Mestrado em Associação UFLA/UFSJ/Unifal terá todo o apoio institucional que for necessário para sua consolidação, rumo ao desafio de ampliar para a oferta de doutorado.

encontro-fisica-todos
Encontro de integração, com o intuito de avaliar a trajetória e planejar os próximos passos para a consolidação