Infraestrutura é ponto forte da UFLA no Índice das Universidades Empreendedoras

ranking-empreendedorEntre as 42 universidades brasileiras avaliadas na primeira edição do Índice das Universidades Empreendedoras, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) alcançou a 4ª colocação no quesito “Infraestrutura”, sendo a primeira de Minas Gerais nesse eixo. No ranking geral, que envolve resultados para um conjunto de seis diferentes eixos – a UFLA ficou em 14º lugar – é a 4º entre as instituições mineiras.

O Índice é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Empresas Júniores (Brasil Júnior), em parceria com quatro organizações estudantis: Rede Ciências sem Fronteiras (CsF), Associação Brasileira de Estudantes (Aiesec), Brazilian Student Association (Brasa) e a Entrepreneurial Action Us (Enactus). O lançamento do documento foi realizado em novembro, no Ministério da Educação (MEC). O estudo busca promover a geração de estímulos para o empreendedorismo nas instituições de ensino superior, destacando as iniciativas já reconhecidas e que colaboram para o sucesso na área.

Informações utilizadas na pesquisa

A pesquisa envolveu a apuração de dados coletados por um questionário on-line, respondido por mais de quatro mil estudantes, além de informações específicas sobre as universidades, levantadas por embaixadores do projeto ligados às instituições. A partir dessas informações, foi formulado o conceito de universidade empreendedora, e elaborado o ranking que apresenta a classificação das universidades quanto a ações voltadas ao empreendedorismo. Além do ranqueamento geral, foram feitas sub-classificações, segundo os eixos eleitos como aqueles que mais influenciam para que a universidade seja empreendedora – cultura empreendedora, extensão, inovação, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro.

A UFLA aparece com destaque – em quarta posição, entre as dez primeiras classificadas – no eixo infraestrutura. Esse eixo leva em conta a qualidade de salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e pesquisa, espaços abertos e transporte, além da qualidade das redes de internet e de iniciativas relacionadas a parques tecnológicos. A instituição está precedida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela comunitária Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Após a UFLA, ainda nas melhores colocações, estão a Universidade Federal do Rio Grande (URGS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para selecionar as universidades nas quais seria aplicada a pesquisa, os organizadores do Índice basearam-se no Ranking Universitário da Folha (RUF), partindo então das cem primeiras instituições ranqueadas em 2015. Foram excluídas dessa amostra aquelas que não possuem empresas juniores ou organizações ligadas às entidades organizadoras do documento, assim como universidades que não atendiam a outros critérios da pesquisa.

Para levantamento de informações complementares ao questionário on-line, o Índice teve a participação de estudantes das universidades, que atuaram como embaixadores no projeto, apurando dados diversos, como o número de disciplinas de empreendedorismo existente, número de projetos de extensão, o número de empresas incubadas e o número de estudantes em intercâmbio, entre outros. Na UFLA, foram embaixadoras as estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária Gracielly Tomaz e Luisa Santuzzi Alvez.

O Índice publicado traça um panorama sobre o empreendedorismo nas universidades brasileiras na visão dos estudantes, e traz a ponderação de que há um longo caminho de melhorias a percorrer: incremento de grades curriculares, de métodos de ensino, de interação com a sociedade, postura empreendedora do corpo discente e docente, aproximação com a realidade do mercado, produção de conhecimento e inovação e investimentos financeiros.

A universidade empreendedora é a comunidade acadêmica inserida em um ecossistema favorável, que desenvolve a sociedade por meio de práticas inovadoras” – definição de ‘universidade empreendedora’, segundo a publicação.

Sobre os resultados

Para o coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e Social da UFLA, professor Dany Flávio Tonelli, hoje responsável na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) pela coordenação das ações institucionais referentes a empresas juniores, o Índice vai ao encontro do que há de mais recente em pesquisa e debate acadêmico sobre o papel da universidade no mundo contemporâneo. “Um desses papéis é contribuir efetivamente para o desenvolvimento tecnológico, social e econômico, especialmente das regiões ou áreas onde essas universidades se inserem. É aí que entra a cultura empreendedora. A UFLA tem se destacado nesse campo, e a Proec, como elo fundamental entre a universidade e a sociedade, deve estimular o empreendedorismo como meio de concretização de transformações sociais e econômicas. O apoio que temos buscado oferecer às empresas juniores é um exemplo de ação direcionada a esses objetivos, já que elas exercem uma importância fundamental na formação e difusão da cultura empreendedora”.

Reforçando o quanto a Universidade tem buscado favorecer o empreendedorismo em Lavras e Região, o coordenador da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec) e do Parque Tecnológico da UFLA, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior,  destaca novas ações que contribuirão ainda mais para esse cenário. “Entre as ações, podemos destacar o novo edital para incubação de empresas na Inbatec, que será lançado ainda este mês; o término do Parque Tecnológico de Lavras (Lavrastec) em 2017, que viabilizará a estruturação de um ambiente de atração e desenvolvimento de tecnologias de ponta; o projeto de criação do ecossistema empreendedor Ipes Valley – que propõe a realização de eventos de grande porte como Startup Weekend e TEDx, além de estruturar o processo de pré-incubação e aceleração de empresas; e a construção de uma rede com outras instituições de ensino e pesquisa do sul de Minas para viabilizar o Centro Nacional de Tecnologias de Cidade. Além dessas, várias outras iniciativas estão em andamento para transformar a UFLA em uma instituição cada vez mais empreendedora”.

Confira o Índice de Universidades Empreendedoras – documento completo.