Mais um ciclo BIC Júnior concluído:  bolsistas receberam certificados

bic-jrVinte e oito jovens estudantes do Ensino Médio celebraram nessa quinta-feira (1º/12), com suas famílias, a conquista do certificado pela conclusão das atividades do Programa de Iniciação Científica Júnior (BIC Júnior).  Depois de passarem três anos participando de projetos de pesquisa na Universidade Federal de Lavras (UFLA), concluem essa etapa de formação com mais conhecimento na bagagem.

As formandas da Escola Estadual Dr. João Batista Hermeto – Marthicley Cássia Gomes e Tamires Aparecida de Oliveira Silva – garantem que o esforço valeu a pena. “Antes do BIC Júnior, a Universidade parecia um lugar inacessível para mim. Mas circulando pela UFLA, descobri a área profissional que pretendo seguir e decidi que é esse mundo que desejo para mim. Aqui tivemos um desenvolvimento muito grande. Até nosso vocabulário se transformou. Foi muito bom!, diz Tamires.

Marthicley diz que as atividades do programa despertam nela a vontade de pesquisar. “Tive a oportunidade de participar de um projeto pelo qual tive muito contato com a natureza e de outro voltado ao social, especificamente as relações escolares. Foi muito tudo enriquecedor.”

bic-jr-2
A formanda Lara Stéffany da Silva Vieira, da Escola Estadual Cinira Carvalho, leu uma mensagem durante a cerimônia, representando todos os bolsistas.

A solenidade de entrega dos certificados foi conduzida pela vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, acompanhada do pró-reitor de Pesquisa, professor Teodorico de Castro Ramalho; da coordenadora da Iniciação Científica na UFLA, professora Priscila Vieira Rosa; da coordenadora do programa BIC Júnior na UFLA, professora Rita de Cássia Suart; e da coordenadora adjunta do BIC Jr., professora Josefina Aparecida de Souza.

Professora Édila resgatou alguns pontos da história do Programa, lembrando que ele teve início em 2002 com 20 bolsistas, e hoje tem cerca de 150. Enalteceu a importância da iniciativa, justificando que a Universidade precisa estar em interação com a sociedade e dar um retorno ela, sempre com vistas à melhoria das condições de vida da comunidade. Ela também destacou a importância da família na orientação dos jovens e incentivou os formandos a persistirem em seus sonhos e objetivos. “Vocês estiveram aqui porque alcançaram o mérito de serem selecionados em suas escolas para participar do Programa. Cumprida essa etapa, outras metas e objetivos precisam guiar vocês. E sejam insistentes, porque as conquistas nem sempre virão na primeira tentativa. Que vocês possam voltar à UFLA como estudantes da graduação, porque há muitas oportunidades esperando por vocês”.

Citando a história de uma ex-bolsista do Programa que foi premiada pelo CNPq por um projeto de pesquisa desenvolvido na graduação, professor Teodorico reforçou a mensagem: “O BIC Júnior, para mim, é um dos programas mais visionários das agências de fomento. Que a experiência vivida por vocês os ajude a realizar seus sonhos”. A professora Rita, após agradecer a todos que colaboram com o Programa, enfatizou a importância do BIC Jr. para a formação cidadã, cultural e intelectual. “A sociedade necessita, cada vez mais, de cidadãos atuantes e que tomem decisões fundamentadas, contemplando os campos científico, ambiental, social e moral. O programa vai ao encontro dessa demanda”, avaliou. Citou também as palavras da bolsista Larissa Carvalho, escritas durante avaliação da experiência: “Quero ajudar o próximo, levar conhecimento. Espero ter acesso ao mercado de trabalho e fazer diferença na sociedade”.

Mais sobre o Programa

O BIC Júnior é um programa apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é despertar a vocação científica em estudantes do ensino médio da rede pública, incentivando talentos potenciais a prosseguir no caminho acadêmico. Durante três anos, eles participam de atividades de pesquisa científica e tecnológica, com orientação de pesquisadores da Universidade.

Formandos 2016

Escola Estadual Azarias Ribeiro