Em 2016, Clínica Odontológica realizou 3592 atendimentos

clinica-odontologica-turma-2016O expressivo número de atendimentos prestados na Clínica Odontológica, em 2016, foi apresentado durante a solenidade de encerramento das atividades dos estagiários: neste ano, foram realizados 3592 atendimentos. O encerramento das atividades da terceira turma de estagiários foi celebrado na tarde de 29 de novembro, no Centro de Integração Universitária (Ciuni), com a presença dos estudantes, gestores do Centro Universitário de Lavras (Unilavras) e da UFLA.

O coordenador do curso de Odontologia da Unilavras, professor Douglas Campideli Fonseca, destacou as condições oferecidas pela UFLA, da sua infraestrutura ao tratamento dado aos estagiários: “O estágio é semelhante ao atendimento em um consultório particular e, na UFLA, os estudantes puderam desenvolver a autonomia”, considerou.

Essa visão foi reforçada pela formanda Cleonice de Faria Barbosa: “O que percebi durante o estágio, trabalhando diretamente com dentistas, auxiliares de enfermagem e outros profissionais da saúde, foi que nos consideraram como profissionais, o que nos proporcionou segurança e responsabilidade. Foi uma experiência profissional, embora ainda estejamos cursando Odontologia”, resumiu.

Para a coordenadora de Saúde da Praec/UFLA, Hebe Andrade Costa, o estabelecimento desse ambiente foi possível devido, também, a uma convivência harmoniosa estabelecida entre os estudantes do Unilavras e profissionais da UFLA, durante o período de estágio.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFLA, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, levou dados relativos aos atendimentos feitos em 2016 e acrescentou aos estudantes estagiários: “Essa vivência consolida o conhecimento que vocês adquiriram durante a faculdade”.

Neste ano, foram realizados 3310 atendimentos eletivos, sendo 2053 no primeiro semestre e 1257 no segundo. Além disso, houve 282 atendimentos de urgência, totalizando 3592 atendimentos. Desde o início da Clínica, em 2014, foram realizados 8852 atendimentos a estudantes, docentes e técnicos administrativos (inclusive terceirizados).

Sobre a Clínica

A Clínica Odontológica, localizada no Câmpus Histórico da UFLA, oferece atendimento gratuito à comunidade universitária. As consultas são realizadas por estagiários do último período de Odontologia do Unilavras, que são orientados diariamente por um professor supervisor e por um profissional cedido pela Prefeitura de Lavras, parceira do acordo de mútua cooperação. A estrutura do prédio em que se localiza foi adaptada para atender às normas sanitárias e conta com oito cabines de atendimento, cada uma com uma cadeira odontológica e equipamentos de última geração.

Entre os serviços odontológicos realizados, constam: dentística básica, periodontia, endodontia, extrações simples e pequenas cirurgias. Casos mais graves são encaminhados ao Unilavras ou profissionais. Em 2017, os tratamentos deverão ser retomados na segunda quinzena de fevereiro, com uma nova turma de estagiários.

Veja mais informações sobre a Clínica Odontológica e a Coordenadoria de Saúde aqui.