UFLA teve segundo maior número de trabalhos aprovados no SemeAd e recebeu prêmio de Destaque

semead-1
Certificado concedido à UFLA durante o XIX SemeAD.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi destaque na 19ª edição do SemeAd (Seminários em Administração), evento científico que busca colaborar com o aprimoramento da produção e divulgação do conhecimento na área de Administração.  A UFLA foi homenageada com “prêmio de Destaque” por ter sido a segunda Universidade que mais teve trabalhos científicos aprovados para os Seminários. Estudantes e professores da instituição também estavam entre os autores de cinco dos trabalhos premiados/homenageados no evento.

Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), o SemeAd foi realizado no período de 9/11 a 11/11. Cento e Trinta trabalhos aprovados foram produzidos por autores ligados à UFLA, número apenas menor que o alcançado pela FEA/USP.

As doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFLA (PPGA) Caroline Mendonça Nogueira Paiva e Juciara Nunes de Alcântara foram autoras do melhor trabalho da área Estratégia em Organizações. Para Juciara, que recebeu o certificado durante evento, essa foi uma conquista importante. “O fato de uma pesquisa relacionada ao café, desenvolvida em uma Universidade ainda com tradição nas ciências agrárias, ter alcançado destaque nesse cenário tão amplo de pesquisas em Administração foi realmente muito bacana”.

Caroline lembra que o trabalho é fruto de produções desenvolvidas durante duas disciplinas. “Esse reconhecimento demonstra a

Apresentação feita durante o evento, com dados sobre a participação da UFLA.

importância das disciplinas do PPGA para nossa produção”, comenta. Colaboraram com o trabalho os professores Renato Silvério Campos e Antônio Carlos dos Santos.

O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, enfatiza que as conquistas são motivo de orgulho para a instituição. “São resultados que enaltecem o excelente trabalho que é feito pelos nossos pesquisadores”, diz.

A premiação de trabalhos no evento é feita por área. Abaixo é possível conferir aqueles trabalhos cujos autores são estudantes e/ou professores da UFLA:

Área Estratégia em Organizações

TRABALHO PREMIADO – Competitividade do Café no Mercado Internacional

Caroline Mendonça Nogueira Paiva
Juciara Nunes de Alcântara
PPGA/UFLA – doutorandas

Área Gestão da Inovação

MENÇÃO HONROSA – Propriedade Intelectual e Apropriabilidade em Universidades Federais: Estudo Multicaso no Estado de Minas Gerais

Autoria:

André Siqueira Rennó (mestre pelo PPGA/UFLA)
Centro Universitário de Formiga (Uniformg) – Formiga-MG

Andre Luiz Zambalde
Departamento de Ciência da Computação/UFLA – professor

Ricardo Braga Veroneze
PPGA/ UFLA – doutorando

Dalton de Sousa
PPGA/ UFLA – doutorando

MENÇÃO HONROSA – A Relação entre o Sistema Financeiro e o Sistema de Inovação no Estado de Minas Gerais

Larissa Carla Siqueira
PPGA/ UFLA – doutoranda

Antonio Carlos dos Santos

Área Turismo e Hospitalidade

MENÇÃO HONROSA – Capital Cultural e Viagens Internacionais da Classe Média Brasileira

Autoria:

Custódio Genésio da Costa Filho (doutor pelo PPGA/UFLA)
Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Florestal

Renato Borges Fernandes (doutorando PPGA/UFLA)
Centro Universitário de Patos De Minas (Unipam) – Pró-Reitoria De Planejamento, Administração e Finanças

Ronaldo Pereira Caixeta
Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) – Comissão Permanente De Avaliação – CPA

Daniel Carvalho de Rezende

Área Casos de Ensino

MENÇÃO HONROSA – Universidade Sustentável: o caso do Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos da Universidade Federal de Lavras

André Luiz de Paiva
PPGA/UFLA – mestrando

Valderí de Castro Alcântara
PPGA/UFLA – doutorando

Mozar Jose de Brito

Zuy Maria Magriotis
Departamento de Engenharia/UFLA – professora

Adelir Aparecida Saczk
Departamento de Química/ UFLA – professora

Estágios disponíveis nos Estados Unidos

internacionalizacaoO Programa Global Experience and Training, do Institute of International Education, proporciona a estudantes e jovens profissionais recém-formados o acesso a estágios e projetos de pesquisa de curta duração nos Estados Unidos.

É necessário ter fluência no Inglês para acompanhar as atividades propostas na mobilidade. O programa não exige o TOEFL, mas é necessário comprovar fluência (por exemplo, através de entrevista por skype ou ao telefone).

Os selecionados passarão por uma imersão na cultura americana, com visitas a museus, exibições, viagens pelos Estados Unidos, atividades recreativas e culturais. A maioria das vagas se concentra nas grandes cidades americanas, como Nova York, Chicago e Nova Orleans.

Para mais informações, acesso o link: http://www.iieget.org/get-internships-and-research/

Global experience and training

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.