UFLA teve primeira edição do “Simpósio de Pesquisa em Educação”

simposio-educacao
Mesa de conversa realizada na tarde de 25/10.

Cerca de 400 pessoas participaram nesta semana do Simpósio de Pesquisa em Educação, promovido pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA). Reuniram-se, para as palestras, mesas redondas e apresentações artísticas, estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores externos, técnicos administrativos e outros interessados. O objetivo do evento foi a apresentação de pesquisas e projetos de extensão realizados por professores, núcleos estudos e grupos de pesquisa do Departamento.

Para a estudante do primeiro período de Pedagogia Milena Cristine dos Santos, a participação no evento foi um estímulo. “As apresentações me despertaram para a importância da pesquisa e me provocaram a vontade de participar também de todo esse processo. Fiquei sabendo aqui de muitas novas para mim”, comentou. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/MPE), professor Vanderlei Barbosa, avalia que o evento permitiu a visualização completa da grandiosidade dos projetos que são desenvolvidos. “Grupos de todas as áreas compartilharam suas experiências, e foi possível observar a relevância dos trabalhos, que geram impacto para Lavras e região”.

A ideia de promover um Simpósio que reunisse a comunidade acadêmica do DED e outros interessados pela área da Educação surgiu entre as várias propostas de ações que objetivam dar visibilidade a projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos (tornando-os mais acessíveis, inclusive, à sociedade pela qual os investimentos públicos são feitos) e promover a interação entre os diferentes grupos de pesquisa. A coordenadora do evento, professora Elaine Frade, fez avaliação positiva acerca da primeira edição do Simpósio. “Foi lançada mais uma semente em um terreno que já é bastante frutífero, construído por meio dos mais de 20 anos de atuação do DED nesta instituição. Penso que o evento colabora para a consolidação de parcerias entre grupos, núcleos,  áreas do conhecimento e comunidade. Permite o compartilhamento público de ideias, trabalhos e atividades, seja em atividades de pesquisa, extensão ou ensino”, diz a professora.

A conferência de abertura do Simpósio foi proferida pela representante do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar (Gepi), da PUC São Paulo, professora Maurina Passos Goulart Oliveira da Silva.  As ações foram realizadas por meio de atividades artísticas e culturais, exposição de trabalhos de cursos de licenciatura e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) e de mesas de conversa sobre os temas Educação Movimentos Sociais e Acessibilidade; Educação, Tecnologia e Linguagens; Filosofia, História e Linguagens; Dialogando com Egressos; Pesquisa e extensão: potencializando a formação docente; Educação, Psicologia e Políticas Públicas; e Educação, Infância e Ambiente.

Na mesa de conversa “Dialogando com os egressos”, profissionais que já concluíram o Mestrado em Educação, em suas diferentes linhas de pesquisa, relataram suas experiências. As falas demonstraram principalmente que a caminhada de estudos e dedicação ao PPGE/MPE garantiu a eles o conhecimento pessoal e profissional para que conquistassem espaço profissional. Nos depoimentos, ficou reforçada a valorização do Mestrado Profissional em Educação como espaço formativo condizente com as demandas sociais. “Ficou também a certeza de que as relações afetivas entre pós-graduando e orientador foram construídas na base sólida do respeito e da troca de informações”, relata a professora Elaine.

Além da programação científica, as atividades foram marcadas por momentos culturais: o grupo de dança Transformar, coordenado pela professora Natália Maria Rezende, do Departamento de Educação Física (DEF), apresentou-se na abertura do evento. Houve ainda as apresentações do grupo de Ginástica coordenado pelo professor Luiz Maciel, do DEF, e do Coral da 1ª turma de Pedagogia, coordenado pela professora Elaine Frade (no Violão, Jordana Rodrigues Batista).

O evento ocorreu no Salão de Convenções nos dias 24/10 e 25/10.  A equipe organizadora pretende promover outras edições, após avaliação geral do evento e definição das próximas iniciativas.