Doutorando da UFLA (DCS) recebe prêmio internacional IPNI Scholar Award 2016

eduardo-premio-x-tratada
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPCS) Eduardo Lopes Cancellier: boas práticas de manejo de fertilizantes

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPCS) Eduardo Lopes Cancellier foi selecionado para receber o Scholar Award 2016 – prêmio concedido pelo International Plant Nutritional Institute (IPNI). As pesquisas científicas realizadas por ele, dentro do escopo das boas práticas de manejo de fertilizantes, foram realizadas sob a orientação do professor Douglas Guelfi, do Departamento de Ciência do Solo (DCS/UFLA).

O prêmio foi anunciado durante a Fertbio 2016, realizada em Goiânia, de 16 a 20 de outubro, reunindo quatro importantes eventos da Ciência do Solo: a XXXII Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, a XVI Reunião Brasileira sobre Micorrizas, o XIV Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo e a XI Reunião Brasileira de Biologia do Solo.

A premiação concedida ao doutorando da UFLA é destinado aos estudantes que cursam mestrado ou doutorado em universidades localizadas nos países contemplados pelo Programa IPNI e cujas pesquisas visam o uso eficiente dos fertilizantes e a manutenção da qualidade ambiental, de modo a garantir a produção de alimentos para a humanidade. Em 2016, 36 estudantes de pós- graduação, representando 14 países, foram escolhidos para receber a premiação.

o Scholar Award 2016 – prêmio internacional concedido pelo International Plant Nutritional Institute (IPNI).

Eduardo Cancellier iniciou suas pesquisas no no Mestrado PPCS/UFLA em 2012, tendo como escopo as boas práticas de manejo de fertilizantes para promover informações científicas sobre o manejo responsável do nitrogênio e do fósforo. Na sequência, no Doutorado, ele deu continuidade aos seus estudos na temática e cursou, por um ano, o Doutorado Sanduíche na Universidade de Adelaide, Austrália, sob a supervisão do professor Mike McLaughlin. Durante o intercâmbio internacional, participou de projetos de desenvolvimento de novas tecnologias visando o aumento da eficiência de fertilizantes nitrogenados fosfatados de liberação controlada e metodologias para determinação do tempo de liberação de nutrientes de fertilizantes.

De acordo com o orientador, professor Douglas Guelfi, a premiação é justificada pelo excelente potencial acadêmico e pelas contribuições das pesquisas realizadas no Brasil e na Austrália. “Temos a certeza que o Eduardo foi uma excelente escolha para receber o IPNI Scholar Award”, considerou”.

Para a seleção dos premiados, o IPNI leva em consideração a carreira do jovem pesquisador, incluindo sua trajetória acadêmica desde a graduação, pós-graduação e contribuição científica nas temáticas que envolvem o manejo responsável dos nutrientes das plantas.

Para Eduardo, estudar na UFLA sempre foi uma honra e também um desafio dado o alto nível de exigência dos professores. Ele argumenta que as temáticas e assuntos abordados pelos professores do Departamento de Ciência do Solo sempre acompanharam as últimas inovações da ciência, sendo tratadas com grande rigor científico e análise crítica, preponderante na formação acadêmica.

“Na UFLA tive a oportunidade de aprender com grandes cientistas, adquirir novos conhecimentos e potencializar habilidades com muito esforço e dedicação. Depois de muitos anos de dedicação na pós-graduação, o reconhecimento de um trabalho e da carreira por prêmio importante como o do IPNI é muito recompensador. Tenho confiança de que este prêmio me ajudará a alcançar reconhecimento profissional e facilitará minha colocação no mercado de trabalho após conclusão do doutorado”, destacou.

Com o grupo de professores e estudantes do PPGCS, durante Fertbio 2016, quando foi anunciada a conquista do prêmio internacional
Eduardo Cancellier com o grupo de professores e estudantes do PPGCS, durante Fertbio 2016, quando foi anunciada a conquista do prêmio internacional