Guia do Estudante: UFLA está no top10 das melhores instituições públicas do País

melhores-universidadesComeçou a circular nas bancas de todo o País, no dia 14/10, a publicação da Editora Abril – Guia do Estudante – Profissões Vestibular 2017, que traz uma relação dos melhores cursos de graduação. Além da lista de cursos estrelados, a Publicação destaca as 20 melhores instituições, públicas e privadas. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está na 10ª posição, entre as melhores instituições públicas brasileiras. Está no seleto grupo de universidades de excelência, sendo a primeira universidade pública de pequeno porte no ranking de classificação.

Na primeira etapa de avaliação, divulgada em setembro de 2016, participaram cerca de duas mil instituições de ensino superior do País, com aproximadamente 30 mil cursos. A pesquisa atribuiu estrelas às graduações – 5 estrelas (excelente), 4 estrelas (muito bom) e 3 estrelas (bom) – a fim de apontar aos vestibulandos os melhores cursos do país. Administração, Administração Pública, Agronomia, Educação Física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia: são cursos da UFLA que receberam cinco estrelas na avaliação do Guia do Estudante.

Depois, para a classificação das melhores instituições, participaram apenas as que tiveram pelo menos cinco cursos avaliados. Nessa edição, foram 595 instituições. É importante salientar que a premiação buscou equalizar a qualidade dos cursos da instituição com a quantidade oferecida, já que identificar as melhores não consiste apenas em somar a quantidade de cursos estrelados (ainda que cada estrela tenha um peso diferente), mas sim considerar quanto a qualidade representa em relação à quantidade de cursos oferecida e avaliada.

Assim, não se trata de mais um ranking que a UFLA participa, o Guia do Estudante avalia os cursos de graduação do País e divulga as suas avaliações há 26 anos, sendo uma das ferramentas mais populares dos vestibulandos na escolha da graduação. Eles seguem a um conjunto de critérios, sendo a qualidade dos cursos de graduação, ou seja, a formação que oferece a seus estudantes, um dos pesos mais relevantes.

Além de contribuir para a escolha do curso e da universidade, o objetivo do Guia do Estudante é valorizar e reconhecer a excelência no ensino e fomentar a busca por melhorias nas demais instituições.

Alto-conceito

Para o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes, é muito relevante para a UFLA estarmos no grupo das 10 instituições mais bem avaliadas dessa publicação. Ele informou que existe potencial para que mais cursos de graduação se destaquem nas próximas edições. Ele destacou também o fato de que entre as 20 melhores universidades públicas do Brasil, 16 são mantidas com recurso federal. “Esse é mais um entre diversos sistemas de classificação a demonstrar que a Educação Pública Federal é investimento essencial para o desenvolvimento do País”, reforçou.

De 15 cursos avaliados, além dos nove cursos considerados pela avaliação como excelentes, cinco outros cursos receberam quatro estrelas, considerados cursos ótimos e altamente recomendados pela publicação como os melhores do País: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos e Sistemas de Informação. O curso de Engenharia de Controle e Automação recebeu nota 3.

Conheça as 20 melhores universidades públicas do País

melhores_2016_publicas-662x1024