Professor Sérgio Machado Rezende ministra aula magna para os cursos de Engenharia da UFLA

Professor Sérgio Rezende ministra aula magna na UFLA
Professor Sérgio Rezende ministra aula magna

O Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ficou lotado de estudantes e professores nessa quinta-feira (6/10), para a aula magna dos cursos de Engenharia, proferida pelo físico e professor Sérgio Machado Rezende. A palestra teve como tema “A Física e as Tecnologias que mudaram o Mundo” e atraiu a atenção dos jovens estudantes.

Professor de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sérgio Rezende apresentou breve histórico das principais descobertas da Física nos últimos dois séculos, que possibilitaram as inovações tecnológicas que mudaram o mundo nas áreas de energia elétrica; comunicação à distância; técnicas que revolucionaram o diagnóstico médico; eletrônica e computador; laser; comunicações ópticas e Internet; e iluminação elétrica de alta eficiência, incluindo o desenvolvimento do LED azul. Durante sua explanação, ressaltou as contribuições da área de Física que renderam prêmios Nobel ao longo da história.

Na tarde de quinta-feira, o professor participou de reunião com os docentes do Departamento de Física, que apresentaram um conjunto de pesquisas em desenvolvimento na Universidade.

Em eeunião no Salão dos Conselho, reitor recebe o professor Sérgio Rezende
Em reunião no Salão dos Conselho, reitor recebe o professor Sérgio Rezende

Nesta sexta-feira (7/10), Sérgio Rezende foi recebido pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, em reunião com membros da Direção Executiva da Universidade, além de gestores e professores do Departamento de Física. Na oportunidade, Scolforo agradeceu a presença do professor, em sua avaliação, uma personalidade que reúne destacada trajetória no contexto acadêmico e em projetos estratégicos de desenvolvimento da política de Ciência e Tecnologia do País.

Questionado sobre os rumos que deveriam ser tomados para avançar na área de ensino, pesquisa e inovação na área de Física, o professor Sérgio Rezende enfatizou que a UFLA está no caminho certo ao buscar conciliar a área das engenharias, ciências exatas e outras áreas aplicadas para amparar o desenvolvimento de tecnologias e inovações. Entre os fatores que levam ao sucesso, o professor apontou o ambiente colaborativo, o comprometimento do grupo e a visão de qualidade.

Tour pelo câmpus da UFLA

“Conhecia a UFLA apenas pelo nome, mas foi uma imensa satisfação conhecê-la pessoalmente. Estou impressionado como a beleza do câmpus, sua limpeza e a movimentação de tanta gente”, enfatizou.

A palestra e a visita do professor foram organizadas pelo Departamento de Física (DFI). De acordo com o chefe do Departamento, professor Sérgio Martins de Souza, o convite faz parte de um esforço para fortalecer a área de Física na Universidade, que inclui a oficialização do Departamento e a preparação para a oferta do curso de Engenharia Física.

Para finalizar, o professor fez um tour pelo câmpus e sinalizou a disposição de voltar à UFLA em outras oportunidades.

Breve histórico

O professor Sergio Rezende é engenheiro eletrônico, com Mestrado e Doutorado em Electrical Engineering Materials Science, no Massachusetts Institute of Technology – Cambridge, Estados Unidos.  É professor titular no Departamento de Física da UFPE, dedicando-se a pesquisas na área de Física de Materiais, com ênfase em materiais magnéticos e propriedades magnéticas, atuando em física experimental e física teórica, principalmente nos seguintes temas: magnetismo, magneto-óptico, materiais magnéticos, multicamadas magnéticas, materiais nanoestruturados e spintrônica.

Sérgio Rezende também é reconhecido pela atuação em gestão de Ciência e Tecnologia. Em sua trajetória, foi chefe de Departamento, diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPE, diretor Científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco e secretário do Patrimônio, Ciência e Cultura da Prefeitura de Olinda. Em 2003, assumiu a presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, assumindo, em 2005, o cargo de ministro da Ciência e Tecnologia, cargo que exerceu até dezembro de 2010.

É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciência dos Países em Desenvolvimento, da Sociedade Brasileira de Física, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da American Physical Society, e do Institute for Electrical and Electronic Engineers. Por suas atividades acadêmicas e científicas, recebeu em 1988 a ordem do Mérito Educativo concedida pelo Ministério da Educação; em 1995, foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Científico, categoria Grã-Cruz, concedida pelo Presidente da República; em 2001 recebeu, também do Presidente da República, o Prêmio Anísio Teixeira da Capes; em 2006, recebeu o prêmio Bunge; em 2009, foi o único físico brasileiro escolhido pela American Physical Society para receber o Outstanding Referee Award; e, em 2013, recebeu o prêmio de Ciência da Fundação Conrad Wessel.

Equipe de gestão da Universidade e professores do DFI recebem o professor Sérgio Rezende em visita à UFLA