UFLA realiza 9ª edição do congresso brasileiro com a temática biodiesel

biodiesel-1O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, promovem o 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e o 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.  Com a temática “Biodiesel: 10 anos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil“, será realizado em Natal, Rio Grande do Norte, no período de 22 a 25 de novembro de 2016.

O Congresso envolverá a comunidade científica e empresarial e abrangerá sete diferentes áreas temáticas: matéria prima; armazenamento, estabilidade e problemas associados; caracterização e controle da qualidade; coprodutos; produção do biocombustível; uso de biodiesel; e políticas públicas e desenvolvimento sustentável.

“A escolha do Estado do Rio Grande do Norte foi devido a sua importância econômica nacional e regional. O Estado conhecido como uma das “esquinas” do Brasil e do continente tem uma posição geográfica estratégica que desponta na produção de energia renovável. Como o Estado sedia um dos núcleos de desertificação do Semiárido, o Congresso oferecerá opções para inclusão do Biodiesel na matriz energética do Estado, criando novas alternativas para o agricultor familiar”, relata a organização do evento.

O Congresso é um dos principais eventos científicos do Brasil sobre a temática, organizado pelo Núcleo de Estudos em Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel (G-Óleo), da UFLA. A Comissão organizadora tem como presidente o professor Pedro Castro Neto, do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA) e como presidente da Comissão Científica o professor Antônio Carlos Fraga (DAG/UFLA).

Para mais detalhes e inscrições no evento, visite o site http://oleo.ufla.br/congresso2016.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.