Gestão das águas nos espaços públicos: congressos da UFLA foram abertos

img_1315O 29º Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), 11º Congresso de Extensão (Conex) e 25º Congresso de Pós-Graduação tiveram início no dia 26, no Salão de Convenções. Como os eventos seguem a temática “Gestão das águas nos espaços públicos”, o convidado para a palestra de abertura foi o biólogo Paulo Henrique Pereira, da Secretaria do Meio Ambiente de Extrema (MG). Ele compartilhou a experiência do projeto “Conservador das Águas”, desenvolvido naquela cidade.

img_1318Durante a abertura, a reitora em exercício, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, enalteceu que os três congressos “mostram claramente as ações na Universidade nesses setores”. Ela também abordou a expansão dos eventos, que demonstra os desafios em garantir uma expansão orgânica da UFLA com qualidade.

A representante da Câmara de Assuntos Estudantis Larissa Cordeiro iniciou sua fala lembrando a importância de os estudantes participarem dos espaços decisórios da Universidade. Citando dados sobre o consumo de água no mundo, ela alertou que “A pós-graduação também precisa participar dessas discussões”.

O pró-reitor de Pesquisa, professor Teodorico de Castro Ramalho, trouxe números da Iniciação Científica na UFLA. Segundo ele, 1326 graduandos estão envolvidos em projetos dessa natureza, o que representa 12% dos estudantes de graduação. O Ciufla registrou 1682 trabalhos em todas as áreas de pesquisa, e quase 1550 inscritos. Ele também fez um especial agradecimento à Fapemig e ao CNPq pelo financiamento de bolsas de pesquisa à instituição.

A fala do pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, centrou-se na excelência desse setor na UFLA, além dos investimentos que a Capes vem garantindo para que a pós-graduação brasileira avance.

O coordenador de Cursos e Eventos, Jardel Maximiliano, representou a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e frisou que o Conex vai ao encontro do cumprimento da função social da Universidade em aplicar na comunidade o conhecimento gerado.

Em seguida, o professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior apresentou o aplicativo “Conecta3E”, pelo qual núcleos de estudos e empresas juniores poderão divulgar eventos e ações.

Projeto Conservador das Águas

foto: o biólogo Paulo Henrique Pereira falando ao púlpito

Exemplo de sustentabilidade, o projeto Conservador das Águas foi apresentado durante a palestra de abertura dos congressos. O biólogo Paulo Henrique Pereira falou sobre a iniciativa desenvolvida na cidade de Extrema.

Desenvolvido em parceria com os governos estadual, federal e entidades não governamentais, o projeto tem como foco a recuperação e o reflorestamento de áreas onde há nascentes e rios. Por meio de parcerias com governos e ONGs, os proprietários rurais que se comprometem com a preservação dos recursos hídricos recebem apoio financeiro. Os mananciais são estratégicos para o abastecimento de centros urbanos.

Entre vários prêmios recebidos, o Conservador das Águas foi agraciado com o Prêmio Internacional por Melhores Práticas para a Melhoria das Condições de Vida, concedido pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), em Dubai, em 2014.

Congressos – programação

Até a noite de 29/9, haverá sessões de pôsteres no galpão ao lado do Salão de Convenções.

No dia 29, às 18 horas, a mesa-redonda “Estratégias de viabilização da pesquisa na UFLA” reunirá vários professores da Instituição, que irão compartilhar experiências nas ações de parcerias com a iniciativa privada e a pública, desafios, dados da Pesquisa na UFLA e demandas institucionais. Participarão o pró-reitor de Pesquisa, professor Teodorico de Castro Ramalho; e os docentes: Eduardo Alves (DFP); Fernando Henrique Ferrari Alves (DSA); Luiz Roberto Guimarães Guilherme (DCS); Matheus Puggina de Freitas (DQI); Rafael Pio (DAG); e José Roberto Pereira (DAE).

Uma outra mesa-redonda será realizada no dia 30, às 8 horas. Os professores Fátima Moreira (DCS/CNPq), Rafael Pio (DAG/Capes) e João Cândido de Souza (DBI/Fapemig) discutirão “Critérios de avaliação de projetos das agências de fomento”. O encerramento dos congressos será às 14 horas, com a palestra “Gestão de recursos hídricos em áreas urbanas”, ministrada pelo professor Gilberto Coelho (DEG).

A tarde ainda contará com cerimônia de graduação de empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), às 15h30; e premiação dos congressos, às 16 horas.

Confira mais detalhes sobre os Congressos no site: www.ufla.br/congressos.