Pibid/UFLA seleciona bolsistas em cursos de licenciatura – inscrições até 30/9

pibidEstão abertas até sexta-feira, 30 de setembro, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Lavras (Pibid/UFLA).

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Matemática, Química e Pedagogia da UFLA e que não estejam cursando o último semestre do curso. A inscrição se efetivará mediante preenchimento de formulário específico, disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação (PRG): www.prg.ufla.br, e assinado pelo interessado.

Os estudantes selecionados exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a Instituição, em regime de 12 horas semanais de efetivo trabalho. Cada estudante exercerá suas atividades sob orientação da equipe de professores da UFLA e das escolas públicas (Educação Básica) participantes do Programa Pibid/UFLA, de acordo com as especificidades de cada curso/projeto de Licenciatura envolvido. As atividades iniciarão em 17 de outubro de 2016.

O Pibid é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em conjunto com a Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Lançado em 2007, ele visa o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, com bolsas destinadas a estudantes de licenciatura, a fim de promover a inserção destes nas escolas públicas, e desenvolver atividades didático-pedagógicas.

A cada ano, o Programa está mais estruturado e os resultados já podem ser sentidos na formação dos estudantes licenciados, no envolvimento dos professores da Instituição e na atualização dos professores das escolas parceiras, refletindo de forma positiva em todos os segmentos envolvidos no Programa.

Além de incentivar a formação de docentes a nível superior para a educação básica e contribuir para a valorização do magistério, o Programa também tem como objetivo elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura; incentivar as escolas públicas de educação básica, e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes.

Do requerimento de inscrição

• Formulário específico devidamente preenchido e Memorial Descritivo;
  • Histórico Escolar, sendo aceito o emitido pela internet (para estudantes de primeiro semestre de graduação apresentar Histórico do Ensino Médio);
  • Cópia de CPF e Carteira de Identidade;
  • Conta Bancária (nome e número do Banco, números da agência e conta corrente).

Clique aqui para obter mais informações

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.