Dicas de Português: Acidente, incidente



26 de setembro de 2016, 1:38 pm , com 6.643 visualizações

Os dois substantivos têm o significado de acontecimento, ocorrência ou evento de caráter casual, inesperado. A palavra acidente tem outros significados, mas no seu sentido abstrato de processo ela traz a ideia negativa de sofrimento, dano, lesão:

 

O ônibus escolar sofreu um acidente a caminho do colégio, por isso deixou de apanhar as crianças.

 

Já a palavra incidente está relacionada a uma ocorrência de que não resulta ferimento, dano, estrago ou outros fatos graves. Ou seja, quando a circunstância é apenas imprevista mas não apresenta consequência de gravidade, deixa de seracidente para ser incidente, passando pois a significar “circunstância acidental, episódio, questão acessória”:

 

O ônibus escolar esqueceu de apanhar uma criança no colégio, mas a diretora achou que o incidente não merecia sua interferência.

 

Quesito, requisito

 

Quesito = ponto, questão, pergunta a ser respondida, item.

Requisito = exigência, condição necessária, formalidade a ser atendida.

 

Os quesitos mais difíceis da prova foram elaborados por renomado professor francês.
Informação correta é requisito para se ter opinião.

 

Houve um tempo em que quesito valia por requisito no sentido de “condição”. Por exemplo, “preencher certos requisitos para obter emprego” podia também ser dito “preencher certos quesitos”, mas atualmente se faz a distinção entre os dois termos como acima explanado.

 

Tachar, taxar

 

Tachar deriva de tacha, substantivo que vem do francês tache e significa mancha, nódoa ou, figurativamente, defeito moral (mancha espiritual). Daí que o verbo tachar tem o sentido de “pôr mancha ou defeito em; censurar, acusar de”. É um verbo que só se emprega em sentido negativo, para indicar as más qualidades de alguém ou de alguma coisa:

 

O deputado criticou também a oposição, tachando-a de indecisa quanto à emenda proposta pelo presidente da República.

 

O verbo taxar significa “cobrar tributos, fixar o preço, lançar um imposto sobre; impor limites, fixar uma quantia”. Está ligado a taxa (imposto, tributo).

 

O governo não pretende taxar o preço do álcool combustível.
A movimentação financeira será taxada novamente, dizem.

 

Fonte: www.linguabrasil.com.br

Paulo Roberto Ribeiro – DCOM

Notícias por data

setembro 2016
S T Q Q S S D
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivo