UFLA participa no Sul de MG de encontro para popularização da Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo

Primeiro encontro promovido pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) discutiu estruturação da rede de popularização de CT&I

Professor Luiz Gonzaga durante apresentação do programa Empreende UFLA em Itajubá.

Foi realizado na quarta-feira (21/9) o 1º Encontro de Popularização de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo do Sul de Minas, na Unifei, em Itajubá (MG). O evento promoveu o compartilhamento de experiências e práticas sobre a popularização de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo entre gestores municipais, formuladores de políticas públicas, professores, universidades, escolas, representantes dos setores comercial e industrial, associações de classe e demais interessados na perspectiva da cidade empreendedora, criativa, inovadora e inteligente.

Durante o evento foram apresentados temas como o poder de fogo do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA); as ações da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) para a disseminação da cultura, da inovação e do empreendedorismo; Plataforma DataViva; ações de popularização do ensino, pesquisa e extensão do IFSULDEMINAS – Câmpus Inconfidentes; a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e o Marco Regulatório da Inovação; popularização de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo como política de estado: panoramas e perspectivas; espaço interciências: o centro de divulgação científica da Unifei; programa de P&D da Cemig e a construção da excelência científica e tecnológica no estado e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Apoio à Inovação em Minas Gerais.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) apresentou o programa Empreende UFLA, iniciativa que fornece capacitação e fomenta o empreendedorismo na Universidade e no município de Lavras. O programa foi exposto pelo coordenador do Centro de Inteligência em Mercados (CIM) e coordenador da Incubadora de Empresa de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec) e Parque Tecnológico, professor Luiz Gonzaga de Castro Junior.

O programa desenvolvido pelo CIM iniciou suas atividades no primeiro semestre letivo de 2016 e já tem várias ações realizadas, como o “Programa Startup CIM” – que promove a criação de startups por estudantes de graduação e pós-graduação da universidade e aceleração de startups já existentes, como a O’green – que traz alternativas saudáveis de alimentação, sem uso de produtos químicos, além de dietas restritas para diabéticos, veganos, vegetarianos e fitness. Atualmente o projeto conta com a parceria da Inbatec e do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec) da UFLA.

Conectando Interesses

Atualmente, a equipe do programa vem trabalhando no desenvolvimento de um aplicativo que pretende divulgar eventos realizados no município de Lavras, tentando unir organizadores, patrocinadores e o público-alvo do evento para que a conexão de interesses seja realizada mais facilmente. O lançamento está marcado para o dia 26 de setembro e irá ocorrer durante o XXIX Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), do XI Congresso de Extensão (Conex) e do XXV Congresso da Pós-Graduação da UFLA. Batizado de Conecta 3E, o aplicativo está sendo desenvolvido pelo CIMTech, projeto do CIM que desenvolve sistemas e aplicações voltados para as áreas de atuação do Centro e demais interessados. O grupo trabalha com a implementação de softwares e ferramentas de gestão da informação utilizadas em projetos da UFLA e presta assessoria nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Texto: Vanessa Trevisan (ASCOM InovaCafé) Foto: Rennan Campos (Inbatec/UFLA)