Professor e filósofo Antonio Augusto Videira ministra aula magna do mestrado em Física e colóquio na UFLA

A UFLA recebe, no período de 10 a 12 de agosto, o professor e filósofo de ciência Antonio Augusto Passos Videira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ele apresentará um colóquio no dia 11 e ministrará a aula magna do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – polo UFLA, no dia 12.

No colóquio do dia 11, o professor Antonio Videira abordará o tema sobre o qual é especialista: a história da Física no País. O evento, intitulado “A Sociedade Brasileira  de Física comemora 50 anos: a evolução da Física no Brasil entre 1934 e 1966”, será realizado às 19 horas, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX).

No dia seguinte, às 16 horas, Antonio Videira ministrará a aula magna  para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – polo UFLA,  sobre: “Aspectos históricos e
epistemológicos do método científico”. A aula magna também será no Anfiteatro do DEX.

Além disso, o professor Antonio e o professor do DEX/UFLA Alexandre Bagdonas aproveitarão a visita para dar continuidade a uma pesquisa em colaboração. A pesquisa diz respeito à história da Física no Brasil, abordando, particularmente, os trabalhos do físico Gleb Wataghin na área de Cosmologia.

Com informações de Bruna Abreu, bolsista Proat/Ascom/DCC, DEX e DFI.