Praec promove alterações nos atendimentos de saúde da área central do câmpus

Com o objetivo de aperfeiçoar o suporte ofertado à comunidade acadêmica, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) promoveu alterações nas atividades do posto de atendimento de saúde instalado na área central do câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A partir de agora, o serviço contará com a presença de médicos para atendimento no local durante a maior parte do horário de funcionamento, que vai das 7h às 12h e das 13h às 21h. As mudanças entraram em vigor na segunda-feira (8/8).

Os integrantes da comunidade universitária que procurarem o serviço passarão, inicialmente, por uma abordagem de enfermagem que possibilite o encaminhamento adequado ao atendimento médico. Médicos clínico-gerais e membros da equipe de enfermagem, que anteriormente atuavam na estrutura da Praec localizada no câmpus histórico, agora desempenham atividades na área central, de forma a garantir a maior cobertura ao serviço.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, explica que as modificações são motivadas pela preocupação em aperfeiçoar continuamente as atividades. “Dessa forma, a comunidade da UFLA poderá contar com o atendimento médico aliado ao atendimento de enfermagem. Haverá um trabalho constante para hierarquização das necessidades com o intuito de priorizar o atendimento dos casos que não puderem esperar. A reestruturação também possibilitará ampliar as relações entre equipe de saúde e comunidade universitária, com a finalidade de humanizar a atenção, estabelecer vínculos, aumentar a capacidade de escuta às demandas de saúde apresentadas e a tornar mais ágil a resposta a essas demandas”.

O posto de atendimento de saúde da área central da UFLA fica atualmente localizado Pavilhão IV (Nave I) e está estruturado para prestar atendimentos a estudantes e servidores que necessitam de consultas médicas clínicas, realização de curativos, retirada de suturas, aferição de pressão arterial e orientações em saúde.

 

Situações emergenciais e de urgência: a orientação é procurar serviços de Pronto Atendimento no município

Pessoas com dor no peito, falta de ar, forte dor abdominal, forte epigastralgia, crise de enxaqueca, vômitos persistentes, acidentes automobilísticos ou acidentes por queda em alturas, cortes ou procedimentos que necessitem de anestesia, sutura e controle de doenças crônicas, assim como outros casos que exijam diagnóstico e terapêutica imediata, devem procurar as unidades de Pronto Atendimento do município. Tais situações emergenciais e de urgência em saúde não fazem parte do escopo de atuação do posto de atendimento da UFLA, pois exigem infraestrutura específica.

Somente nas unidades de pronto atendimento são realizadas suturas, reanimação pulmonar e cardíaca, oxigênio, administração de medicamentos injetáveis, bem como a execução e análise imediata de exames de sangue e de imagem, entre outros procedimentos.

De acordo com professora Ana Paula, é fundamental que a comunidade acadêmica conheça a proposta de atenção à saúde desempenhada no posto de atendimento na área central do câmpus, evitando que, em casos graves, o paciente se desloque desnecessariamente até o local. “Conhecendo os serviços oferecidos, as pessoas poderão procurar diretamente o atendimento de saúde mais adequado à situação”.

Em Lavras, nos casos de urgência e emergência, o usuário deve encaminhar-se a serviços de pronto-atendimento localizados nos hospitais ou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

 

A UFLA e outros atendimentos na área da Saúde

Atendimento odontológico

Na Coordenadoria de Saúde – A odontóloga do quadro efetivo da UFLA atende estudantes e servidores ativos. São realizados procedimentos de dentística básica, como restauração de resinas, profilaxia, raspagem de tártaro, fluorterapia, entre outros.

Na Clínica Odontológica – Implantada em 2013, a Clínica Odontológica funciona em parceria com o Centro Universitário de Lavras (Unilavras) e com a Prefeitura. Os atendimentos são feitos por estudantes de odontologia (9º e 10º período) da Unilavras, sob supervisão de profissionais odontológos responsáveis técnicos (RT’s). O serviço realiza desde procedimentos de profilaxia até pequenas cirurgias, extrações e tratamento de canal de dentes anteriores, atendendo a estudantes, servidores da UFLA e funcionários terceirizados. Atualmente, os atendimentos ocorrem em oito consultórios.

Consultas Eletivas

São consultas médicas na área ginecológica e clínica geral, motivadas por demandas de saúde que não exigem atendimento imediato. Estudantes dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação, bem como os servidores do quadro permanente em exercício, podem agendar horários para esses atendimentos.

Em breve, haverá também consultas eletivas na área de psiquiatria.

Seguro acidentes pessoais

Em caso de acidentes envolvendo estudantes da UFLA – que resultem em traumas, ferimentos, lesões, queimaduras, mordida/picada de animais, etc. – o usuário terá atendimento em hospitais e outros serviços de saúde, coberto pelo seguro Unimed/UFLA. O acionamento do seguro deve ser feito pelo número 0800555430 e escolher a opção 1 do menu “atendimento a pessoas”.

Em caso de óbito de estudante, a família deve acionar o mesmo número para obter assistência funeral no limite de R$ 3 mil, incluindo todas as despesas, desde o translado do corpo, caso necessário, urna, serviços funerários, taxas do cemitério e flores, entre outras relacionadas.

Em caso de morte acidental de estudante, a família deverá acionar o mesmo número, para verificar quais os procedimentos necessários para a indenização no valor de R$ 10 mil.

Fisioterapia

Em 2016, a Praec passou a oferecer atendimentos de Fisioterapia a estudantes e servidores mediante consultas eletivas. Havendo vagas, elas são publicadas na página da Coordenadoria de Saúde, às quintas-feiras, após as 17h. Os agendamentos são realizados às sextas-feiras, às 7h.

No primeiro atendimento, é realizada uma avaliação do caso pelo fisioterapeuta, a partir da qual ele pode optar por uma das seguintes alternativas:

– se os equipamentos e materiais disponíveis na UFLA, no momento, forem adequados e suficientes ao caso, a série de atendimentos é iniciada;

– Se os equipamentos e materiais disponíveis na UFLA, no momento, não atenderem à demanda do caso, o paciente é encaminhado para uma clínica de fisioterapia com a estrutura necessária. Posteriormente, o paciente poderá retornar ao serviço de Fisioterapia da UFLA, em estágio em que a infraestrutura existente na instituição já permitir continuidade do tratamento;

– Caso o diagnóstico indique a necessidade de atividades mais adequadas ao caso, o usuário será orientado a procurá-las. São exemplos as orientações para atividades físicas específicas, tais como RPG e pilates.

Para saber detalhes sobre esses e outros serviços da área de saúde na UFLA, formas de agendamento, canais de acesso, etc., acesse o endereço http://www.praec.ufla.br/site/coordenadorias/saude/.