UFLA finaliza curso de pós-graduação para técnicos da Emater

Provas finais realizadas na UFLA
Provas finais realizadas na UFLA

O encontro presencial final dos módulos optativos do curso de pós-graduação Lato SensuExtensão Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável”, que capacitou 400 técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), acontece em todo o mês de agosto na Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde são realizadas as provas finais e as defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC´s).

O curso de pós-graduação é realizado pela UFLA, sob a coordenação da equipe técnica e pedagógica da Diretoria de Educação a Distância (Dired/UFLA), dirigida pelo professor Cleber de Castro. O curso é efetuado por meio de um convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Além disso, o curso também contou com a coordenação dos professores Marcelo Márcio Romaniello, pró-reitor adjunto de pós-graduação, e os coordenadores de curso professor Daniel Carvalho de Rezende e professor Luiz Cláudio Paterno Silveira.

O curso, exclusivo para os técnicos da Emater–MG, foi totalmente estruturado para atender os extensionistas agropecuários e de bem-estar social. É a primeira vez que a empresa oferece este tipo de capacitação, simultaneamente, para 20% de seu quadro técnico.

Ele contou com a experiência de mais de 30 anos da Dired/UFLA, incluindo toda infraestrutura IMG_0368necessária para oferecer a melhor plataforma de ensino a distância, com videoaulas, fóruns de discussão e material didático específico. Com dois anos de duração, os técnicos tiveram a disposição uma equipe treinada para dar suporte nos cinco módulos do projeto pedagógico: Bovinocultura; Agroecologia; Boas Práticas de Fabricação na Agroindústria de Alimentos; Educação Ambiental; e Produção Vegetal com Sustentabilidade.

O curso também contou com um módulo básico, onde foram tratados assuntos como Política Nacional de Assistência Técnica, extensão rural, saúde do agricultor e da população exposta ao uso de agrotóxico e legislação aplicada à comercialização. A carga horária da pós-graduação foi de 360 horas, com 120 horas de aulas presenciais e outras 240 horas a distância, via plataforma on-line. Devido à complexidade dos temas, o curso envolveu mais de 50 professores da Instituição, de seis departamentos.

Camila Caetano- jornalista/ bolsista UFLA.